quarta-feira, 25 de outubro de 2017

“A noite não é eterna” de Ana Cristina Silva vence Prémio Fernando Namora


Ao décimo romance publicado, Ana Cristina Silva venceu com “A noite não é eterna”, por unanimidade do Júri, o Prémio Literário Fernando Namora, promovido pela Estoril Sol, com o valor pecuniário de 15 mil euros.

O Júri, presidido por Guilherme D ´Oliveira Martins reconheceu ter sido outro ano literário de vincada qualidade, tendo seleccionado ainda, com muito apreço, numa lista de finalistas votados, os romances concorrentes de  Álvaro Laborinho Lúcio (“O homem que escrevia azulejos”), Ana Teresa Pereira (“Karen”), Dejan Tiago Stankovic (“Estoril – um romance de guerra”), J.Rentes de Carvalho (“O Meças”) e Possidónio Cachapa ( “Eu sou a árvore”).

Na acta, o Júri salientou no romance “A noite não é eterna”, tratar-se de “uma obra que se articula a partir da realidade social, politica e humana das crianças romenas, e das suas famílias, no período da ditadura de Nicolae Ceausescu”.

O Júri foi ainda sensível ao facto do romance vencedor ser “uma belíssima composição narrativa com linguagem sóbria e cuidada, que valoriza em particular a narrativa de um drama pungente, num quadro político sufocante e obsessivo. É uma história construída sobre os labirintos da tirania”.

Numa entrevista recente, Ana Cristina Silva referiu que “a infância tem muita influência na forma como somos capazes de nos relacionar uns com os outros e aquilo que acontecia nos orfanatos da Roménia necessariamente teve consequências na forma como vivem agora aquelas crianças” e que “há dois níveis de opressão no livro: daquilo que se passa na sociedade e em casa. Esses dois níveis interagem, até porque o marido da personagem é um daqueles funcionários de partido que querem subir a todo o custo. Aliás é isso que está na base do drama que aquela mulher enfrenta”.

Presidido por Guilherme d`Oliveira Martins, o Júri desta 20ª edição do Prémio Literário Fernando Namora foi ainda integrado por José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e por Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

Professora e psicóloga, Ana Cristina Silva, é natural de Vila Franca de Xira, onde reside, leccionando sobre a psicologia da linguagem. Especializou-se na área da aprendizagem da leitura e escrita, desenvolvendo investigação no domínio das aquisições precoces da linguagem escrita, ortografia e produção textual.

Publicou o seu primeiro livro “Mariana, todas as cartas” em 2002 e já foi anteriormente finalista no Prémio Literário Fernando Namora com o seu romance “Cartas Vermelhas”, publicado em 2010, eleito livro do ano pelo jornal Expresso. Foi ainda finalista do Prémio SPA/RTP, em 2012, com o romance “Rei do Monte Brasil “ com o qual ganhou o Prémio Urbano Tavares Rodrigues.

No plano académico, tem obra científica dispersa por jornais e revistas especializadas, em Portugal e no estrangeiro.

O Prémio Literário Fernando Namora será entregue oportunamente em cerimónia a anunciar.