quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Estreias de cinema de 11 de Janeiro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Man Down - A Guerra

Gabriel Drummer é um militar norte-americano que, após um longo período no Afeganistão, regressa finalmente a casa. Mas o que ele encontra no seu país é um cenário pós-apocalíptico, em tudo semelhante ao que conheceu no campo de batalha. Ao deparar-se com o desaparecimento da mulher e filho, vai procurá-los com a ajuda de Devin, seu melhor amigo e ex-companheiro de armas. Nessa busca, os dois homens cruzam-se com um sobrevivente que, aparentemente, possui informações importantes sobre o que terá acontecido…
Um drama sobre marcas de guerra realizado por Dito Montiel ("Lutador - A Lei das Ruas", "Empire State: O Assalto", "Boulevard"), segundo um argumento seu e de Adam G. Simon. O elenco conta com Shia LaBeouf, Jai Courtney, Gary Oldman, Kate Mara e Clifton Collins Jr. 



A Hora Mais Negra

Ano de 1940. A Europa atravessa um período negro, com a Alemanha nazi a ganhar território e poder sobre as forças aliadas. Winston Churchill é um estadista brilhante que, a 10 de Maio desse mesmo ano, se vê nomeado de urgência para o cargo de primeiro-ministro britânico. Poucos dias depois da tomada de posse, depara-se com a maior e mais difícil decisão da sua vida: aceitar um tratado de paz com a Alemanha, submetendo-se às suas ordens; ou declarar guerra ao inimigo, lutando pela liberdade e independência do seu povo…
Com realização de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito", "Expiação", "Anna Karenina") e argumento de Anthony McCarten, um filme dramático sobre um momento crucial da vida política do estadista, escritor, orador e historiador que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido entre 1940 e 1945 e, mais tarde, entre 1951 e 1955. O actor Gary Oldman (quase irreconhecível) é Winston Churchill; Ben Mendelsohn, Kristin Scott Thomas, Lily James, Stephen Dillane e Ronald Pickup dão vida às personagens secundárias. 



Só para Ter a Certeza

Para seu grande desgosto e preocupação, Erwan, um viúvo que ganha a vida a desactivar bombas, descobre que Juliette, a filha, está grávida. Ao mesmo tempo que tenta descobrir quem é o pai da criança, que Juliette se recusa a desvendar, depara-se com algo perturbador: os seus exames médicos revelam que o homem que o criou e que toda a sua vida se assumiu como seu progenitor não é, afinal, do seu próprio sangue. É então que, depois de contratar um detective, acaba por conhecer Joseph, o seu pai biológico. Entre os dois surgem uma sintonia e um entendimento quase imediatos. Mas tudo se complica quando Erwan descobre que o amável Joseph é também pai de Anna, uma mulher que ele conheceu há pouco e por quem se apaixonou irremediavelmente…
Com François Damiens, Cécile De France, André Wilms, Guy Marchand e Alice de Lencquesaing como protagonistas, uma comédia dramática com assinatura de Carine Tardieu ("La Tête de Maman", "Dentes de Leão").