segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Jornalismo Amadorismo Hipnotismo


O novo ano assinala-se no Teatro Nacional D. Maria II com a estreia, a 11 de Janeiro, de “Jornalismo Amadorismo Hipnotismo”, de Rui Catalão. Um espetáculo que estará em cena na Sala Estúdio até 21 de Janeiro e que resulta de uma oficina de trabalho, que decorreu durante os meses de Novembro e Dezembro de 2017, envolvendo participantes sem requisitos profissionais.

O elenco funciona como uma redação, com ideias e materiais a serem discutidos em grupo. O objetivo é aprender a observar, a seguir acontecimentos, a comunicar, a verbalizar histórias, testemunhos. Importa saber até que ponto podem ser notícia determinados aspetos das nossas vivências particulares que nos afetam, individualmente. Importa saber se ainda é possível encontrar em ações das nossas vidas concretas a matéria que molda a realidade — e que consegue atravessar penedos.

O espetáculo está integrado no ciclo Portugal em vias de extinção, que decorrerá no D. Maria II nos três primeiros meses de 2018. Uma série de espetáculos, concertos, oficinas e debates que olham, cada um à sua maneira, para um país em vias de extinção. Enviamos, em anexo, mais informações sobre a programação do ciclo.