quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã


O Cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe amanhã a abertura da 15.ª edição da KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Organizada pelo Goethe-Institut Portugal, a KINO dá a conhecer algumas das novas produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Entre 14 longas-metragens, oito documentários e uma sessão especial para famílias, são abordados os mais diversos temas em obras de realizadores já consagrados ou que estão agora a dar os primeiros passos na área da realização.

O filme de abertura é um exemplo disso mesmo. Não sendo propriamente desconhecido do público português, que no ano passado o viu em Stefan Zweig - Adeus, Europa (filme que encerrou a KINO 2017), Josef Hader tem em Wild Mouse a sua estreia como realizador. O filme, no qual volta a interpretar o papel principal, conta a história de um famoso crítico de música que ao ver-se desempregado devido a cortes orçamentais, decide vingar-se do seu antigo editor e acaba por perder o controlo da situação.

Dentro do foco Novas Perspetivas há outros exemplos de primeiros trabalhos que merecem atenção, como Herbert, de Thomas Stuber, a história dramática de um pugilista profissional que se vê confrontado com uma doença incurável do sistema nervoso motor, ou Dezassete, uma visão simultaneamente suave e selvagem da adolescência pela jovem realizadora austríaca Monja Art. Este foco inclui também os filmes Casa sem Teto, da realizadora de origem iraquiana Soleen Yusef, e Irmão Jakob, que acompanha a conversão ao Islão do irmão do realizador Elí Roland.

A secção KINOdoc é uma das apostas desta 15.ª edição da KINO, com um maior número de documentários a serem exibidos nas três cidades que acolhem a mostra. Isto reflete-se também na escolha de Beuys, que estreia nas salas portuguesas a 8 de fevereiro, para a abertura no Porto e em Coimbra, em colaboração com a Leopardo Filmes. Em Lisboa, por sua vez, destacam-se dois filmes dedicados à cena musical alemã: Se penso na Alemanha à noite, de Romuald Karmakar, e B-Movie – Lust & Sound in West-Berlin, de Jörg A. Hoppe, Klaus Maeck e Heiko Lange.

A sessão de encerramento tem lugar no dia 24 de Janeiro, com a antestreia de A Ordem Divina, de Petra Biondina Volpe. Apresentado pela Embaixada da Suíça e em colaboração com a Films4You, o filme conta a história da luta pelo direito ao voto feminino na Suíça dos anos 70. Através da perspetiva de uma dona de casa numa vila remota do país, o espectador é convidado a olhar para este movimento histórico quando um pouco por todo o mundo continua a ser essencial pensar, debater e agir sobre as questões de igualdade de género.