Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Shell
Nos tempos áureos, Samantha Lake (Elisabeth Moss) foi uma actriz reverenciada. Agora, mais velha e com cada vez mais dificuldade em encontrar papéis que a valorizem, perdeu a confiança em si mesma. É então que se depara com a publicidade da Shell, uma empresa de saúde e beleza que promete rejuvenescer e libertar as mulheres das inseguranças e inibições que as impedem de atingir todo o seu potencial.
Samantha aproxima-se de Zoe Shannon, a carismática directora executiva que, apesar dos seus 68 anos, conserva uma aparência surpreendentemente jovem. Mas, à medida que os tratamentos se sucedem, começa a sentir sintomas estranhos, físicos, mas também psicológicos. É então que descobre algo verdadeiramente perturbador: o desaparecimento inexplicável de vários clientes, entre eles Chloe, uma amiga sua.
Com argumento de Jack Stanley e realização de Max Minghella, este filme de terror corporal conta ainda com Kate Hudson, Elizabeth Berkley, Peter MacNicol, Arian Moayed e Leanne Suter.
O Velho e a Espada
Do coração de uma floresta da Beira Baixa, emerge uma entidade maligna que ameaça devorar as almas dos mais distraídos. A única esperança para a travar reside num velho reformado da construção civil, sempre acompanhado pela sua inseparável garrafa de vinho, pela sua fiel motorizada Zundapp 50 e por uma poderosa espada, possuída por um demónio.
Estreado no MotelX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, esta comédia de terror é uma homenagem aos clássicos de série B dos anos 1980/90 e ao “tokusatsu” – termo japonês que designa produções de cinema e televisão em “live-action” com forte componente de efeitos especiais.
Filmado na zona de Sarzedas (Castelo Branco), é descrito pela produção como “100% tuga e 42% chunga”. Realizado por Fábio Powers, o elenco conta com Tânia Bento, António da Luz, Paulo Espírito Santo e o já falecido Luís Aleluia.
Springsteen: Deliver Me from Nowhere
Em 1981, logo após o êxito de “The River Tour”, um jovem Bruce Springsteen atravessa um momento crítico da sua vida. Sentindo o peso da fama e dos traumas de um passado conturbado, decide afastar-se durante algum tempo numa casa em Colts Neck, Nova Jérsia. Nesse refúgio silencioso, propício à introspecção, Springsteen escreve novas canções enquanto revisita a própria história. Dessa reclusão nascem uma série de temas que dão origem a “Nebraska”, o álbum lançado no ano seguinte, profundamente pessoal e catártico.
Com realização e argumento de Scott Cooper (Crazy Heart), este docudrama baseia-se no livro “Deliver Me From Nowhere: The Making of Bruce Springsteen’s Nebraska”, de Warren Zanes, que aborda um momento particular da vida de Springsteen, revelando não apenas o artista, mas o homem em luta consigo mesmo, em busca de sentido para as experiências do passado. Jeremy Allen White, Jeremy Strong, Paul Walter Hauser, Stephen Graham, Odessa Young e Johnny Cannizzaro integram o elenco.



