No próximo sábado, 25 de outubro, o Museu do Oriente convida o público o público a viajar até à Índia sem sair de Lisboa, numa noite repleta de dança, mitos e cor. Para celebrar 30 anos de carreira, a bailarina e coreógrafa Tarikavalli apresenta o espetáculo Esculpir Mitologias a Dançar Esculturas, uma criação que também assinala os 50 anos de relações bilaterais entre Portugal e a Índia.
Pioneira do Bharatanatyam, a mais antiga das danças clássicas indianas, Tarikavalli trouxe para Portugal uma linguagem que combina precisão, emoção e espiritualidade. Três décadas depois, continua a explorar o diálogo entre tradição e contemporaneidade, e a fazê-lo crescer entre intérpretes e espectadores.
Em Esculpir Mitologias a Dançar Esculturas, a bailarina e coreógrafa revisita peças dos seus mestres U.S. Krishna Rao e Chandrabhaga Devi, figuras centrais do renascimento do Bharatanatyam no século XX, dando-lhes novo fôlego e interpretação. Em palco, juntam-se Catarina Mallika e Julieta Rousseau, co-fundadoras da Companhia de Dança Tarikavalli, num trio que representa três gerações unidas pela mesma linguagem artística.
Visualmente envolvente, o espetáculo conduz o público por histórias inspiradas em divindades do panteão hindu: Nataraja, o Senhor da Dança Cósmica; Krishna, o Amante Divino; e as múltiplas faces da Grande Deusa, símbolo do feminino e do sagrado.
Esculpir Mitologias a Dançar Esculturas celebra a força expressiva do corpo e da espiritualidade, num encontro entre tempos e culturas – a sugestão ideal para quem procura um programa diferente para o fim-de-semana.
Espectáculo | Esculpir Mitologias a Dançar Esculturas
Sábado | 25 Outubro de 2025
Local: Auditório
Horário: 19H00
Duração: 60 minutos, sem intervalo
Público-Alvo: M/6 anos
Preço: 15€
