quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Entre o desejo e o dever



A vida nunca mais é a mesma depois de encontrarmos o verdadeiro amor. Mas o que fica quando este se torna impossível?  

Madona com Casaco de Peles, o mais conhecido romance do aclamado autor turco Sabahattin Ali, chega finalmente a Portugal, com a chancela Porto Editora, depois de ter conquistado leitores em todo o mundo.

Publicado pela primeira vez em 1943, este romance é muitas vezes descrito como autobiográfico, por evocar nomes e experiências que o autor referira em cartas pessoais trocadas com uma amiga. A obra acompanha Raif, um homem aparentemente banal e silencioso, que esconde no passado a história de um amor intenso e improvável com Maria Puder, uma artista alemã que conheceu em Berlim. Entre eles nasce uma relação apaixonada e conturbada que se vê posta à prova quando Raif é chamado a assumir o seu papel junto da família, após a morte do pai.

Madona com Casaco de Peles é o retrato de um amor interrompido pelas escolhas que fazemos – ou que a vida nos impõe – e pelas barreiras culturais. É uma história arrebatadora sobre o que fica por dizer, por viver, por sentir, o testemunho de uma vida marcada pelo arrependimento daquilo que não se fez.

Sobre o Autor

Sabahattin Ali (1907-1948) nasceu na cidade otomana de Egridere (atual Ardino, na Bulgária). Professor, escritor, jornalista e ativista, foi proprietário e diretor do popular semanário Marko Pasa. A determinação com que, por meio da escrita, defendia as suas convicções políticas é, ainda hoje, motivo de admiração. As suas ideias levaram-no várias vezes à prisão durante o Governo de Ataturk. Madona com Casaco de Peles foi publicado pela primeira vez em 1943 e as edições sucederam-se internacionalmente. Agora publicado pela Porto Editora, continua a ser não apenas o livro de Sabahattin Ali mais aclamado pelos leitores e a crítica, mas também um texto incontornável da cultura literária turca.