A dor é inevitável, mas aprender a lidar com ela pode transformar a forma como vivemos. É essa a premissa do novo livro do psiquiatra e psicoterapeuta João Perestrelo, Aprender a Andar no Escuro – Da ciência à prática de viver com menos sofrimento, que chega às livrarias a 9 de outubro, na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental.
«A medicina moderna habituou-se a medir a dor através de escalas numéricas, contudo não existe nenhum gráfico onde caiba o sofrimento. Quando pergunto a um paciente “De zero a dez, quanto vale a sua dor hoje?”, tenho plena noção de que o número é uma tentativa de tornar mais objetivo o sofrimento, trazendo-o para uma dimensão com contornos mais definidos», afirma o autor João Perestrelo.
Ao longo da vida são incontáveis os momentos de sofrimento. Sentimentos como a tristeza e a angústia são inevitáveis na experiência humana, mas a tendência é «varrê-los para debaixo do tapete», em vez de os encarar e validar. Neste livro, João Perestrelo defende a importância de aceitar a dor e compreendê-la, uma atitude que contraria a positividade tóxica e a «ditadura da felicidade» veiculadas nas redes sociais.
O autor, com anos de experiência clínica, faz uma reflexão sobre as origens e a persistência do sofrimento, a sua dimensão psicossomática, a neurobiologia da depressão e os esquemas cognitivos da ansiedade, e propõe práticas quotidianas para reduzir a dor e promover a saúde mental.
O livro, que chega às livrarias a 9 de outubro, véspera do dia Mundial da Saúde Mental, apresenta-se como uma lanterna para os dias mais sombrios, convidando o leitor a reconhecer e aceitar as inevitáveis adversidades da vida – a perda, a desilusão, a frustração e o trauma – e a encontrar ferramentas para gerir de forma mais saudável todas as emoções que fazem parte do caminho.
Com uma linguagem acessível e uma abordagem que alia ciência, prática e empatia, Aprender a Andar no Escuro é um livro urgente e obrigatório, destinado a um amplo espectro de leitores, numa altura em que a saúde mental se afigura cada vez mais frágil e em perigo.
Aprender a Andar no Escuro já se encontra em pré-venda e chega às livrarias no dia 9 de outubro.
Sobre o Autor
João Perestrelo (Funchal, 1988) é médico psiquiatra, psicoterapeuta e docente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (INSPSIC) e do Instituto CRIAP, onde também é coordenador da Especialização Avançada em Estados Modificados de Consciência. É fundador da Mind House, no Porto, uma clínica dedicada à saúde mental e ao desenvolvimento humano, onde lidera uma equipa multidisciplinar de psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas. Enquanto autor e comunicador, tornou-se uma voz de referência em saúde mental. Através da página de Instagram, partilha conteúdos atuais e cientificamente validados, com o propósito de educar e sensibilizar a sociedade para a experiência universal do sofrimento e da doença mental.