quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Nos bastidores do regime nazi



Em plena Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha parecia dominada pela obediência cega ao Führer, um pequeno grupo de rebeldes oriundos da alta sociedade de Berlim decidiu conspirar contra Adolf Hitler. É essa história de resistência que Jonathan Freedland reconstrói em O Círculo dos Traidores de Hitler, um dos relatos históricos mais notáveis e comoventes dos últimos anos.

O premiado jornalista do The Guardian e da BBC Radio 4 narra a trajetória de oficiais e civis alemães que, no coração do regime nazi, tentaram derrubar o ditador. Entre eles, o célebre coronel Claus von Stauffenberg, que tentou assassinar Hitler e provocar uma mudança de regime. A operação falhou no seu objetivo primário, mas conseguiu contrariar a ideia de que todos os alemães teriam escolhido a submissão.

Através de documentos inéditos, diários pessoais e testemunhos esquecidos, Freedland reconstrói um retrato íntimo dos «traidores», acompanhando a formação da oposição clandestina, as suas divisões internas, as suas hesitações e os seus dilemas éticos. O Círculo dos Traidores de Hitler é uma obra de grande fôlego, que ilumina um dos capítulos menos conhecidos da Segunda Guerra Mundial: o esforço de um grupo de alemães para salvar a honra do seu país e travar a destruição da Europa.

Publicado originalmente com grande sucesso, O Círculo dos Traidores de Hitler chega agora a Portugal, confirmando Jonathan Freedland como um dos mais talentosos narradores da história contemporânea.

O Círculo dos Traidores de Hitler chega às livrarias a 23 de outubro.

Sobre o Autor

Jonathan Freedland é colunista do The Guardian e ex-correspondente internacional. Foi nomeado Colunista do Ano em 2002, Comentador do Ano em 2016 e ganhou um Prémio Orwell de Jornalismo em 2014. É o apresentador da série de história contemporânea da BBC Radio 4, The Long View, e é colaborador regular da New York Review of Books. É autor de onze livros, dois deles de não ficção, incluindo o seu primeiro livro, o premiado Bring Home the Revolution e O Mestre da Fuga. Escreveu nove thrillers sob o pseudónimo Sam Bourne, incluindo The Righteous Men, que foi #1 bestseller do Sunday Times e vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo.