segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Os Grandes Ninguéns da História



A Casa das Letras edita amanhã, 21  de outubro, "Os Grandes Ninguéns da História", do humorista britânico Adrian Bliss, o retrato de "personagens menores de momentos maiores". Do fornecedor de mármore de Miguel Ângelo à cabeleireira de Cleópatra aqui são contadas as vidas de dez extraordinárias personagens secundárias. 

A História pertence aos heróis, certo, mas é preciso conhecer os seus autores secundários para termos um retrato completo dos acontecimentos – e dos próprios protagonistas. Figuras como Da Vinci, Henrique VIII ou a rainha Vitória continuam a fascinar estudiosos de todo o mundo. No entanto, o furão que posou para o génio renascentista (por acaso, um grande procrastinador), o desgraçado que supervisionava as idas à casa de banho do rei inglês (sim, havia quem tivesse essa função) ou o cavalo que tanto entusiasmou a poderosa Vitória não mereceram praticamente nenhuma atenção ao longo dos tempos… Uma injustiça.

Já basta de fazer incidir os holofotes sobre os mesmos. Agora, graças à descoberta de cartas antigas, transcrições de tribunal e até de mensagens encontradas em garrafas, é possível reparar essa tremenda falha, e é exatamente isso que este livro faz.

"Os Grandes Ninguéns da História" dá finalmente o merecido destaque a personagens do passado tão desprezadas como importantes, apresentando relatos inéditos que vão desde a Grécia Antiga a uma certa guerra australiana contra aves de grande porte (que triunfaram sobre os homens), passando por uma entrevista exclusiva com a famigerada Yersinia (aka Peste Negra). Tudo o que se conta nestas páginas aconteceu mesmo. E mais: algumas destas histórias podem até ser verdadeiras…

"Penso que foi o barbeiro de Júlio César quem, certa vez, terá dito: «Toda a gente se lembra dos heróis, mas a História é feita pelos zés-ninguém», o que era mesmo típico dele. Como é óbvio, tinha razão. Se a ama-seca de Gengis Khan tivesse estado um bocadinho mais atenta, ou se os amigos de Alexandre, o Grande, não tivessem sugerido uma viagem de grupo até à Pérsia, então tudo teria sido diferente.

Sobre o Autor 

Adrian Bliss é um artista e autor britânico, mais conhecido pelos seus sketches de comédia sobre História, Ciências Naturais ou Religião. Tem quase 20 milhões de seguidores nas redes sociais – o seu vídeo mais popular no YouTube, «Welcome to the stomach», ultrapassou as 300 milhões de visualizações. Foi nomeado um dos Novos Rostos da Comédia pela Just For Laughs, série transmitida em mais de 130 países, e a sua peça a solo Inside Everyone esgotou no Edinburgh Fringe Festival antes da estreia.