sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Grupo LEGO estimula brincadeira digital e física



Uma nova pesquisa global encomendada pelo Grupo LEGO revela que as fronteiras entre brincadeira física e digital estão a desaparecer para as famílias, com quase todos os pais (95%) a concordarem que é importante que as crianças experimentem uma mistura de tipos de brincadeiras para ajudar no seu desenvolvimento.

Ao inquirir mais de 17 000 pais em 17 países, o relatório concluiu que as famílias estão já a pôr essa crença em prática, principalmente por causa dos benefícios sociais dos videojogos, com mais de três quartos (76%) a dizerem que muitas vezes misturam as brincadeiras física e digital. As conclusões destacam uma nova realidade: as brincadeiras contínuas estão a tornar-se uma parte fundamental do tempo em família no mundo de hoje, e os pais estão a acolher esta nova forma de conexão.

A pesquisa descobriu que, através das brincadeiras física e digital, os pais estão a reconhecer cada vez mais os pontos fortes únicos que ambas podem trazer ao desenvolvimento dos filhos. Enquanto mais de três em cada cinco (61%) acreditam que a brincadeira física desenvolve competências de comunicação e estimula a criatividade, a brincadeira digital é agora amplamente valorizada no desenvolvimento do pensamento estratégico (62%), resolução de problemas (52%) e criatividade (53%).

O crescente portefólio digital do Grupo LEGO dá vida a estes benefícios através de experiências imersivas e com propósito, nomeadamente a recém-lançada aventura co-cop para 2 jogadores LEGO® Voyagers, que permite às crianças canalizar a sua criatividade e colaborar com a família e amigos de uma forma segura e envolvente, entre outras experiências de brincadeira digital, como LEGO Fortnite® Odyssey e LEGO Fortnite® Brick Life.

«A brincadeira digital está a demonstrar ser um poderoso espaço de conexão, não apenas entre amigos, mas também no seio das famílias. É inspirador ver os pais a abraçar os videojogos como forma de criar momentos de partilha que fortalecem os laços familiares», disse Fredrik Loving, SVP and Global Head of GAME do Grupo LEGO. «À medida que mais pais reconhecem o valor de combinar a brincadeira física e a digital, estão a abrir novas oportunidades para os filhos aprenderem, criarem e se conectarem de formas significativas. A nossa ambição no Grupo LEGO é continuar a proporcionar oportunidades de brincadeira perfeitas para que crianças, famílias e criadores possam continuar a brincar juntos.»

Os dados mostraram que o uso de ecrãs continua a ser uma preocupação (62%) para os pais, mas que agora estão a reconhecer que os videojogos são benéficos para o desenvolvimento social. Mais de metade (55%) pensam que os jogos digitais ajudam os filhos a ligarem-se aos pares, enquanto outros tantos (51%) dizem que ajudaram os filhos a manter ou mesmo a formar amizades. Mais de um quarto (26%) dos pais relatam que os filhos fizeram amigos totalmente novos através dos videojogos.

O Grupo LEGO encomendou esta pesquisa numa altura em que celebra 30 anos de criação de videojogos, que unem jogadores de todas as idades, estimulam a criatividade e incentivam a colaboração. Desde o lançamento de LEGO Island, em 1997, títulos icónicos como LEGO Racers (1999), LEGO Junkbot (1999), LEGO Star Wars™: The Videogame (2005) e LEGO Star Wars™: The Skywalker Saga (2022) cativaram os jogadores, mostrando-lhes as infinitas possibilidades da brincadeira LEGO digital.

Os videojogos também influenciaram a gama de produtos físicos do Grupo LEGO, com sets de construção inspirados nos jogos favoritos dos fãs, como LEGO Super Mario™, LEGO Fortnite®, LEGO Minecraft®, LEGO Animal Crossing™ e LEGO Sonic the Hedgehog™. Estes sets dão vida a personagens acarinhadas e a universos dos jogos em forma de tijolos e inspiraram a LEGO Brick League, uma nova competição de criação de conteúdo que celebra a junção das brincadeiras digital e física.

Com 80% dos pais inquiridos a dizerem que os criadores sobre videojogos os ajudam a formar laços com os filhos, a LEGO Brick League combina sets LEGO inspirados em videojogos com os melhores talentos entre criadores, oferecendo às famílias novas formas de se ligarem e trazerem as suas experiências de brincadeira partilhadas para o mundo real.

As famílias podem ficar a saber mais sobre a LEGO Brick League aqui: https://www.lego.com/pt-pt/categories/gaming/brick-league.

Ao continuar a inovar no cruzamento das brincadeiras física e digital, o Grupo LEGO não está apenas a responder às expectativas em mudança; está a moldar ativamente o futuro da brincadeira para a próxima geração de construtores, contadores de histórias e solucionadores de problemas.