sexta-feira, 8 de julho de 2016

Caixa Alfama 2016


Os meses estreitam-se e os palcos do Caixa Alfama começam a ter alinhados os nomes que por eles desfilarão. Os dois palcos do Museu do Fado – Auditório e Restaurante, têm já o cartaz alinhado. No Auditório, estarão a encantar à guitarra Guilherme Banza e a família Parreira com os brilhantes António, Paulo e Ricardo e os Fadistas Kiko e Pedro Calado. No Restaurante estarão António Pinto Basto, Carla Pires e o espectáculo “Fado Nação” com Maria da Nazaré e António Passão.


Museu do Fado – Auditório

Gilherme Banza é um dos mais reconhecidos guitarristas da praça. Há muito que acompanha os mais apreciados fadistas – de diferentes gerações.

O mestre da guitarra António Parreira tem mais de 45 anos de carreira. Guitarrista, compositor e professor - pelas suas mãos já passaram várias dezenas de aprendizes de guitarra -, tocará no Caixa Alfama com o seu filho e neto, Paulo Parreira e Ricardo Parreira. Neste momento especial e singular, ecoarão muitos dos temas, originais e tradicionais, da edição deste ano “Guitarra Portuguesa por António Parreira, Paulo Parreira e Ricardo Parreira”.

Pedro Calado é eborense e dono de uma voz incrível. Há uns anos venceu o Prémio Nacional de Fado e promete fixar-se como um dos mais reconhecidos fadistas jovens.

Kiko tem apenas 15 anos, mas as suas qualidades já são conhecidas por muitos. Em 2012 venceu, na categoria Infantil, o Grande Prémio do Fado RTP/Rádio Amália. Este ano edita disco novo que vai ter lugar de destaque no Caixa Alfama de 2016.


Museu do Fado – Restaurante

António Pinto Basto um dos mais consagrados e conhecidos Fadistas portugueses, virá apresentar alguns dos seus êxitos, canções que o afamaram e que regozijarão todos os presentes.

Carla Pires é dona de uma voz única e sensual. A sua presença em palco é magnética e contagia os presentes com a forma dedicada como canta. O seu último disco, “Rota das Paixões” foi editado internacionalmente pela Harmonia Mundi e por lá, além-fronteiras, tem desfilado o seu talento.

“Fado Nação” é Portugal consagrado nas grandes vozes de Maria da Nazaré e António Passão. Dois Fadistas, dois estilos, duas vozes unidas numa viagem às raízes do Fado tradicional e musicado, onde se canta as mais belas influências do folclore, marchas e canção nacionais, numa abordagem internacional com criação musical própria. Dois nomes incontornáveis do Fado num espectáculo verdadeiramente imperdível.