segunda-feira, 25 de julho de 2016

Filipa Cardoso e programação de Palco Caixa Futuro e Clube Lusitano


A cerca de dois meses do Festival Caixa Alfama o cartaz está quase completo. Na noite que se dedica a Alfama, no Palco Caixa, teremos 3 espectáculos muito especiais. A menina da terra Raquel Tavares será o nome maior desta noite, outro momento marcante será a homenagem que será feita a Beatriz da Conceição, da qual farão também parte Artur Batalha, Diogo Rocha, Sara Correia, Maura Airez, Miguel Ramos e Pedro Galveias. Hoje anuncia-se a cereja no topo do bolo com o concerto de Filipa Cardoso a completar esta noite de luxo.  É ainda apresentada a programação completa do Clube Lusitano, um dos novos espaços do festival, e do Palco Caixa Futuro na Sociedade Boa União dedicado a apresentar jovens vozes que asseguram o futuro do Fado.

Filipa Cardoso cresceu no bairro típico de Lisboa "Alto do Pina". Aos 15 anos de idade canta na “Taverna do Embuçado”, onde passou a ser presença diária, e na “Taverna d´el Rey”. Em 2004, concorre à Grande Noite do Fado, em Lisboa e vence. Depois de passar por várias casas de Fado reconhecidas, estabelece-se no elenco privativo do Sr. Vinho, de Maria da Fé. Segue-se também o Teatro de Revista. Em 2005 deve-se assinalar o lançamento, numa edição de autor, do seu primeiro CD, “Fragmento do Fado”. Em 2007, participa no Festival RTP da Canção, num dueto com Edmundo Vieira. Em 2009, lança o seu segundo álbum “Cumprir Seu Fado”, com a participação de Argentina Santos no tema "Fado da Herança".

O Palco Caixa Futuro, na Sociedade da Boa União, receberá um conjunto de novos talentos que prometem confirmar-se como nomes sólidos do Fado: Luana Velasquez, João Leote, Margarida Ribeiro, Mariana Botas, Pedro Pereira, Bárbara Santos, Rodrigo Figueira e Beatriz da Conceição. O Palco que já lançou nomes como Kiko, que acabou de editar novo álbum, promete voltar a ser um viveiro de novos talentos.

O Clube Lusitano é um espaço centenário com princípios que encaixam nas premissas do Festival. A união e a solidariedade são valores inabaláveis da associação fundada em 1905. Por lá, desde sempre, a promoção de iniciativas de cariz cultural, artístico, lúdico e desportivo. Como lugar para o Festival Caixa Alfama, receberá fadistas com viagem e obra iniciadas há muito, e outros que, com o mesmo brio e dedicação dos “mais “velhos”, procuram inscrever-se na história do Fado. Os nomes que cantarão no Clube Lusitano são José António, José Quaresma, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, Rui Vaz, Linda Rodrigues e Ana Marta, e durante os dois dias do Festival mostrarão todo o seu talento e paixão pelo Fado.