quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estreias de cinema de 21 de Julho de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Caça-Fantasmas

Reboot da saga Caça-Fantasmas, iniciada em Os Caça-Fantasmas, comédia de Ivan Reitman lançada em 1984, em que quatro investigadores do paranormal salvam Nova Iorque (EUA) de uma invasão de fantasmas. Antes de ser lançado, o filme já estava envolto em polémica pela escolha do elenco: no lugar dos quatro actores cómicos dos anos 1980 – Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis e Ernie Hudson – surgem quatro mulheres como protagonistas: Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Leslie Jones e Kate McKinnon. Wiig é uma professora da Universidade de Columbia – onde alguns dos caça-fantasmas originais trabalhavam – que é despedida pela sua crença no sobrenatural e se junta a uma ex-colega que ainda trabalha na área, bem como à sua nova parceira, para investigar aparições de fantasmas por Nova Iorque. A elas junta-se uma trabalhadora do metro, que conhece a cidade como ninguém. O filme é realizado por Paul Feig, criador da série Freaks and Geeks - A Nova Geração e responsável por filmes como A Melhor Despedida de Solteira, que fez de Wiig e McCarthy estrelas.



Hora da Vingança

Com John Travolta e Christopher Meloni (de Lei & Ordem – Unidade Especial) nos papéis principais, este thriller de acção policial centra-se num homem que vê a mulher, interpretada por Rebecca De Mornay, ser assassinada à sua frente num parque de estacionamento. Como a polícia não consegue levar os homicidas à justiça, o homem junta-se a um velho amigo para se vingar dos agentes corruptos e dos assassinos, algo que acaba por levar ambos à descoberta de uma conspiração governamental ao mais alto nível. Chega às salas de cinema portuguesas apesar de nos Estados Unidos ter ido directamente para video-on-demand e DVD.



A Idade do Gelo: O Big Bang

Depois de Deriva Continental, de 2012, este é o quinto filme do franchise de animação 3D A Idade do Gelo, que arrancou em 2002. Scrat, um esquilo dente-de-sabre, encontra uma nave espacial e vai para o espaço, uma viagem que espoleta uma reacção em cadeia. Como consequência, vários asteróides entram em rota de colisão com a Terra e os mamutes, tigres, preguiças, gambás e outros animais, com medo da extinção, tentam evitar a catástrofe. Um filme co-realizado por Mike Thurmeier (juntamente com  Galen T. Chu), que já desempenhou várias tarefas nos filmes da saga, de animador a argumentista, tendo co-realizado os três últimos filmes, além de ter sido responsável, em 2006, pela realização de No Time For Nuts, curta-metragem em que Scrat encontrava acidentalmente uma máquina do tempo.