sexta-feira, 31 de março de 2017

Mostra de doçaria conventual, de 1 a 30 de Abril, em Tomar


Durante um mês inteiro, Tomar dá a provar cerca de três dezenas de especialidades, naquele que é o certame mais doce da cidade templária. A mostra “De Tomar e dos Conventos”, que se realiza pelo 9.º ano consecutivo, é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as pastelarias locais, que acontece de 1 a 30 de Abril.

A doçaria tomarense é rica e apetecível, nascida nas cozinhas conventuais e preservada nos saberes (e sabores!) locais, ao longo de séculos, tal é o seu valor e singularidade. Em Tomar, é possível recuar no tempo, graças às pastelarias que mantêm os doces tradicionais.

Para alegria e prazer dos gulosos, Abril é o mês da mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos”. Num périplo por 19 pastelarias da cidade, é possível provar cerca de 30 doces que são verdadeiras tentações.

Só aqui é possível pedir, numa confeitaria, um Beija-me Depressa, sem que alguém fique ruborizado. As gentes de Tomar criaram sedutores beijos feitos do mais saboroso doce de ovos, envolto em açúcar de pasteleiro.

À espera dos visitantes estão também as originais Fatias de Tomar que, diz a lenda, eram a sobremesa preferida dos frades do Convento de Cristo. Este doce de ovos e açúcar é cozido numa panela especial, inventada e fabricada apenas na cidade do rio Nabão, o que torna as Fatias de Tomar únicas.

A 9.ª edição desta mostra estende-se a muitas mais formas e sabores, como as castanhas de ovos, os queijinhos doces, as cornucópias, as tigeladas, as primorosas, os bolos de cama, as queijadas de gila, as espadas de D. Gualdim, entre outros.

No dia 22 de Abril, a mostra de doçaria sai para a rua. No “Doce Passeio Doce” as pastelarias da cidade expõem e vendem as suas especialidades na Praça da República, das 15h00 às 18h00.