quarta-feira, 22 de março de 2017

Paul Vecchiali – Herói Independente IndieLisboa 2017


O IndieLisboa e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema apresentam a primeira retrospectiva de Paul Vecchiali em Portugal. O realizador francês é homenageado nesta 14.ª edição do IndieLisboa, juntando-se a Jem Cohen na secção Herói Independente. A obra do cineasta será revista através de uma selecção de 17 filmes. Aos 86 anos, Vecchiali acumula mais de cinco décadas de trabalho e de 50 filmes. No currículo do cineasta francês destaque ainda para a colaboração com a seminal revista Cahiers du Cinéma e o papel enquanto produtor nos filmes iniciais de Jean Eustache. Vecchiali sempre se considerou um provocador, conseguindo com a sua linguagem experimental e autobiográfica trazer novas leituras e abordagens a temas sensíveis como a sexualidade, SIDA, pena de morte e religião.


Serge Bozon chamou à célebre Diagonale, produtora nascida do coração profundamente cinéfilo de Vecchiali, a última grande escola de cinema depois da nouvelle vague. Fundada por Vecchiali em 1976, além dos filmes do cineasta, a Diagonale deu origem a obras de Marie-Claude Treilhou, Jean-Claude Guiguet e Jean-Claude Biette, deixando a sua marca na história do cinema.

O realizador, argumentista, montador, produtor e actor estará presente em Lisboa durante o festival para apresentar as sessões dos seus filmes, na Cinemateca. O IndieLisboa decorre de 3 a 14 de Maio. Os bilhetes estarão à venda a partir de 19 de Abril.