quinta-feira, 23 de março de 2017

O Espírito da Ficção Científica


A Quetzal abre o ano Bolaño com o livro inédito póstumo, escrito pelo autor nos anos 80, O Espírito da Ficção Científica. Este é um livro com todas as características ímpares que definem a escrita de Roberto Bolaño e que aborda várias temáticas: a literatura, o amor, o sexo, a juventude, a amizade, o humor, a rebelião e as pesquisas detetivescas.

Sobre O Espírito da Ficção Científica, o jornal El Mundo diz que «A abundância de frases felizes e de paisagens deslumbrantes é a prova da imensa virtude de O Espírito da Ficção Científica: há aqui um tom, um estilo e um grande escritor». Já o jornal El Periódico diz que «Além de ser um romance de iniciação literária, é também de iniciação sexual.»

O livro foi apresentado no ano passado na Feira do Livro de Guadalajara, no México, considerada a mais importante feira do livro de língua espanhola do mundo.

Ainda este ano será lançado outro inédito, Pátria, volume que reúne três novelas. Pela primeira vez em língua portuguesa será publicado Putas Assassinas e também será publicada uma nova tradução de Detetives Selvagens bem como uma edição especial de 2666.

A tradução ficou a cargo de Cristina Rodriguez e Artur Guerra, a dupla de tradutores que já havia traduzido obras anteriores do mesmo escritor.