quinta-feira, 13 de julho de 2017

Estreias de cinema de 13 de Julho de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Planeta dos Macacos: A Guerra

Dois anos após os eventos revelados em "Planeta dos Macacos: A Revolta" (2014), César, o líder dos macacos, é obrigado a enfrentar um exército de seres humanos comandado por Coronel, um homem implacável que deseja a sua extinção. Apesar de todos os esforços e tentativas de conciliação, ao deparar-se com a morte de milhares de companheiros, César entende que é chegado o momento de os macacos se unirem e provarem a sua força, mesmo que isso implique a destruição de toda a raça humana. A batalha que todos querem vencer vai pôr em risco não apenas a coexistência dos primatas, mas também o futuro do planeta Terra…
Com realização de Matt Reeves (que já realizara "Planeta dos Macacos: A Revolta"), um filme que se inspira nas personagens do célebre romance de ficção científica do francês Pierre Boulle (adaptado ao grande ecrã por Franklin J. Schaffner, em 1968, e por Tim Burton, em 2001). Os actores Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn, Amiah Miller, Karin Konoval, Judy Greer e Terry Notary dão vida às personagens.



Manhattan Nocturne

Pai e marido exemplar, Porter Wren é também um prestigiado jornalista de investigação de um dos mais lidos jornais norte-americanos. Um dia, durante uma festa, é abordado por Caroline Crowley, uma atraente loira que lhe pede ajuda no caso do assassinato de Simon, o seu marido. Encontrado morto numa cave abandonada, Simon era um realizador dotado que gostava de filmar pessoas sem a sua autorização. Wren acompanha Caroline a casa, onde ela lhe mostra uma série de relatórios policiais que provam que o caso nunca foi seriamente examinado pelas autoridades. Interessado no material, ele pensa ter encontrado matéria para uma história relevante. As coisas tomam novas proporções quando se deixa seduzir e se vê envolvido numa relação erótica que resulta em extorsão e chantagem, colocando em causa não apenas a sua vida, mas a de todos os que lhe são próximos…
Adaptação da obra homónima de Colin Harrison, um drama policial com realização de Brian DeCubellis que, com este filme, se estreia em cinema. O elenco inclui Adrien Brody, Yvonne Strahovski, Jennifer Beals, Campbell Scott, Linda Lavin e Steven Berkoff. 



Um Jogo de Honra

Escócia, meados do século XIX. Tom Morris é "green keeper" do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, campo onde estabeleceu a volta convencional de 18 buracos. Foi quatro vezes campeão no British Open (ou The Open Championship, como é hoje formalmente chamado), fundado em 1860. O seu filho, Tommy, habituado a segui-lo desde muito novo, desenvolveu o mesmo gosto pelo desporto. Por causa disso, e talvez por ter herdado as capacidades do progenitor, virá a suplantá-lo, conseguindo o prémio do Open ainda muito jovem, por quatro vezes consecutivas, entre 1868 e 1872 (não houve campeonato em 1871). A sua fama atrai multidões e faz dele uma estrela. Contudo, apesar da paixão em comum, o relacionamento entre pai e filho é constantemente pautado por conflitos…
Um drama histórico sobre Tom Morris, um dos pioneiros do golfe, e do seu filho que, ainda jovem, se tornou um prodígio do mesmo desporto. Adapta a obra "Tommy's Honor: The Story of Old Tom Morris and Young Tom Morris, Golf's Founding Father and Son", de Kevin Cook (também responsável pelo argumento, ao lado de Pamela Marin). A realização cabe a Jason Connery (filho de Sean Connery). Peter Mullan e Jack Lowden dão vida, respectivamente, a pai e filho.