Jacob Banks acaba de partilhar o seu entusiasmante novo single, “Parade”, e o respetivo vídeo. “Parade” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
Um hino corajoso e triunfante, assente na voz fascinante do artista de alt-R&B/soul britânico, "Parade" foi inspirado pela inquietação que Banks sentiu depois de ter participado num protesto no Reino Unido. “Esperava sentir orgulho ou algo do género, mas não vivi nada disso”, diz Banks. “Senti-me derrotado pelo facto de ainda termos de fazer isto depois de todos estes anos. Estamos todos a arriscar as nossas vidas com a pandemia que aí está. No entanto, isso mudou na minha cabeça. Não importa o quão difícil seja a vida para os oprimidos, a civilização ainda não se move sem o nosso consentimento. Foi fascinante. Encontrei força nisso. A sociedade precisa das pessoas que estão na linha da frente e que marcham. Precisa de todos os grupos marginalizados e privados de direitos, por isso aceitem isto.”
Um tema gloriosamente blues, “Parade” canaliza uma tensão interna nos seus riffs de guitarra indisciplinados, nas trompas emocionantes e nos ritmos descontrolados. Já o vídeo maravilhosamente surreal da canção mostra-nos a representação de Banks numa paisagem industrial desolada, iluminando instantaneamente os arredores sombrios com a sua presença radiante e com os seus movimentos de dança. O vídeo tem tanto de alegre quanto de assustador, captando perfeitamente a energia desafiante do refrão (“Let it rain/It won’t rain on my parade”).
“Parade” sucede-se ao lançamento de duas canções em 2020, “Devil That I Know” e “Stranger”. O álbum de estreia de Banks, “Village” (2018), foi aclamado por meios como o site Ones to Watch (que comparou o álbum a “um livro de memórias primorosamente escrito”) e a NPR (que referiu que Banks tem uma voz de “barítono hipnotizantemente profunda com um timbre tão rico que quase podemos sentir a envolver-nos na canção”).