“Sombra”, segunda longa metragem do realizador português Bruno Gascon foi anunciada na competição oficial do Barcelona-Sant Jordi International Film Festival (BCN FILM FEST) 2021, que este ano terá lugar entre 15 a 23 de Abril nos Cinemas Verdi em Barcelona.
O filme protagonizado pela actriz Ana Moreira é descrito como “um sólido drama baseado em factos reais” e encontra-se em competição lado a lado com filmes protagonizados por actrizes como Naomi Watts e Isabelle Huppert. O festival irá também contar com a presença do realizador Nicolas Winding Refn (Neon Demon).
Segundo Bruno Gascon, argumentista e realizador de Sombra, “numa altura tão complicada para a cultura fico muito feliz por receber esta notícia e pela possibilidade de podermos iniciar assim a viagem internacional da Sombra. Espero que em breve possamos partilhar esta história de amor, força e coragem com os portugueses nas salas de cinema”.
‘Sombra’ é protagonizado por Ana Moreira, atriz galardoada pela participação em filmes como ‘Transe’ e ‘Os Mutantes’ de Teresa Villaverde, ‘Filme do Desassossego’ e ‘A Corte do Norte’ de João Botelho, e ‘Tabu’ de Miguel Gomes.
O elenco conta ainda com grandes nomes de relevo no sector em Portugal, como Miguel Borges, Vítor Norte, Tomás Alves, Joana Ribeiro, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Lúcia Moniz, Raimundo Cosme, Oksana Tkach, Ana Bustorff, Miguel Monteiro, Sara Norte, João Cabral, Kim Grygierzec, entre outros.
Rodado em Viana do Castelo, o filme contou com o apoio da Câmara Municipal e da Viana Film Commission, assim como da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, Pic Portugal e outros parceiros. Produzido pela Caracol Studios, será distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais em 2021, estando as vendas internacionais a cargo do sales agent francês WIDE.
Sinopse
Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda.
Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito, a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra, Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo. Uma mãe sabe.