Mediterrâneo, de João Luís Barreto Guimarães, traduzido para inglês por Calvin Olsen, foi anunciado no passado como vencedor do Willow Run Poetry Book Award 2020, nos Estados Unidos da América. O autor torna-se, assim, o primeiro português e o terceiro poeta distinguido pelo notável prémio, precedido por Roy Bentley (2019) e Carol Tyx (2018). Além de um prémio monetário, a obra conhecerá agora edição e distribuição no mundo anglo-saxónico, numa edição da Hidden River Press, de Filadélfia, Pensilvânia, dirigida pela escritora Debra Leigh Scott, que presidiu ao júri.
O livro de João Luís Barreto Guimarães – que além de poeta e tradutor também é médico (Medicina e Cirurgia Plástica) – foi distinguido com o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, em 2017, e nomeado para o Prémio Camaiore 2019, em Itália.
Em abril de 2019, o título Nómada arrecadou o prémio de Melhor Livro de Poesia naquela que foi a primeira distinção nesta categoria dos Prémios Bertrand.
Ao Willow Run Poetry Book Award foram admitidos cerca de duas centenas de manuscritos de poetas americanos e não americanos (em tradução), tendo sido selecionados numa primeira fase, 52 semifinalistas e 10 finalistas dos EUA, Reino Unido, Canadá, África do Sul, Suíça, Japão, Índia e China. Mediterrâneo, a obra vencedora, será publicado nos Estados Unidos da América em 2021.