A Swatch anuncia o lançamento de uma exclusiva edição especial de relógios com o MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, uma nova linha que integra a sua série Museum Journey. Os novos modelos estarão disponíveis nas lojas Swatch em todo o mundo e na loja online swatch.com, assim como nas MoMA Design Store e em store.moma.org, a partir de 4 de março de 2021.
A coleção apresenta seis exclusivas criações inspiradas nas obras de arte da coleção do MoMA, incluindo The Starry Night (1889) de Vincent van Gogh, Hope, II (1907-1908) de Gustav Klimt, The Dream (1910) de Henri Rousseau, Composition in Oval with Color Planes 1 (1914) de Piet Mondrian, The City and Design, The Wonders of Life on Earth,Isamu Kurita (1966) de Tadanori Yokoo, e New York (1968) de Tadanori Yokoo. Estes relógios podem ser adquiridos individualmente ou numa edição conjunta de colecionador. A Swatch e o MoMA desenvolveram uma caixa especial para a edição de colecionador, inspirada na célebre Blade Stair, uma das mais proeminentes caraterísticas arquitetónicas do MoMA.
A Swatch colaborou igualmente com a artista plástica brasileira Beatriz Milhazes para incluir três das suas obras que integram a coleção do MoMA – Suculentas Beringelas (Succulent Eggplants) (1996), O Espelho (The Mirror) (2000), e Meu Bem (2008) – na plataforma Swatch X You. Esta plataforma possibilita aos clientes Swatch criarem o seu próprio estilo de relógio customizado em swatch.com. Adicionalmente, uma edição limitada de relógios de cada design de cada obra de Beatriz Milhazes estará também disponível nas MoMA Design Stores em Nova Iorque.
“Estamos extremamente orgulhosos por dar seguimento à relação contínua do MoMA com a Swatch, através desta nova coleção de relógios inspirados por obras de arte da coleção do MoMA. O compromisso do MoMA com o bom design enquanto parte da vida quotidiana está patente nos relógios Swatch”, afirma Robin Sayetta, Associate Director of Business Development for MoMA.
“A Swatch está muito feliz por celebrar este novo passo na sua rica história com o MoMA, que inclui vários relógios Swatch na coleção permanente do Museu. É uma verdadeira honra podermos reinterpretar obras-primas de Vincent van Gogh, Gustav Klimt, e Piet Mondrian, e reforça a nossa dedicação à arte e aos artistas do século 20,” afirma Carlo Giordanetti, CEO do Swatch Art Peace Hotel. “Estamos também muito satisfeitos por incluir relógios com um design concebido com base em de obras de artistas contemporâneos altamente aclamados, como Tadanori Yokoo e Beatriz Milhazes, esta última que se junta ao nosso programa especial Swatch X You.”
O MoMA tem três relógios Swatch na sua coleção permanente: o GB100 (1983), o GK100 Jelly Fish (1985), e o SFK100 Jelly Skin (1998). Os relógios Swatch foram apresentados em quatro exposições do MoMA: Humble Masterpieces (2004), Architecture and Design: Inaugural Installation (2004-2005), Standard Deviations: Types and Families in Contemporary Design (2011-2012), e, mais recentemente, Items: Is Fashion Modern? (2017-2018).
A coleção Swatch x MoMA estará disponível a partir de 4 de março de 2021.