sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Descobrimentos e ciência em debate no Museu da Farmácia


A segunda tertúlia online “À conversa com…”, organizada pelo Museu da Farmácia, intitulada “A Ciência dos Descobrimentos e os Descobrimentos da Ciência”, decorre hoje, dia 5 de Fevereiro, às 18h, e conta com transmissão em direto na página de Facebook do Museu.

João Neto, diretor do Museu da Farmácia, vai estar à conversa com Henrique Leitão, investigador de História e Filosofia da Ciência e vencedor do Prémio Pessoa 2014, sobre a forma como a Ciência contribuiu para criar um novo mundo globalizado, na época dos Descobrimentos, e como a Ciência vai hoje ser um dos elementos chave para ultrapassar a pandemia de COVID-19 que assola o mundo.

«As tertúlias no Museu são uma forma de mantermos a discussão aberta sobre temas tão relevantes como a Ciência ou a história dos Descobrimentos portugueses e percebermos, de facto, o enorme contributo que a Ciência trouxe ao mundo atual. Ao longo da História, a Ciência tem sido um instrumento fundamental para vencer a doença, assim como os Descobrimentos foram um dos grandes alicerces para a globalização», afirma o diretor do Museu da Farmácia.

As tertúlias repetem-se semanalmente, às 18h, em formato digital, e vão abordar temas como Sherlock Holmes - Ciência e a Sociedade Britânica; Importância da Antropologia Forense para o estudo das doenças; Colecções Árabes - Islâmicas em Portugal; Eça de Queiroz e o Egipto; Exploradores Aventureiros; e os Missionários e a Farmácia.