Nos últimos anos, equipas de engenheiros, peritos em informática e investigadores da realidade virtual, têm trabalhado em conjunto, no sentido de encontrar soluções para combater o terrorismo internacional. Em “A Ciência contra o Terrorismo” o Odisseia viaja até aos laboratórios secretos que utilizam a ciência de vanguarda para proteger o nosso mundo da ameaça do terrorismo.
“Robótica” estreia a 11 de fevereiro, às 22h30, revelando como é que os cientistas, engenheiros e fabricantes estão a desenvolver sistemas robóticos para os países mais ameaçados. Imitar reações humanas, detetar ameaças ou libertar as forças de segurança de situações extremas, são apenas algumas das soluções que a robótica já proporciona e que serão reveladas nesta produção.
Os atentados de Nova Iorque obrigaram as unidades antiterroristas a mudar o seu modus operandi. Agora, devem atuar mais rapidamente e com menos informação porque enfrentam um inimigo equipado e preparado para morrer. Em “Soldado do Futuro”, com estreia a 18 de fevereiro, pelas 22h30, veremos cientistas e investigadores de todo o mundo a trabalhar no desenvolvimento de novos equipamentos que melhorem os sentidos dos soldados e aumentem as suas capacidades operacionais.
Por último, “Dados Digitais”, para ver a 25 de fevereiro, às 22h30, revela que o ciberespaço é o terreno dos países empenhados na guerra contra o terrorismo.
Engenheiros peritos em computação, companhias de segurança e cientistas estão a trabalhar, em colaboração com a polícia e serviços de informação, fornecendo-lhes novas armas, meios de investigação e sistemas de vigilância. Veremos de que forma a Internet se tornou no novo campo de batalha de uma guerra invisível entre os serviços de segurança e os grupos terroristas.