quarta-feira, 10 de agosto de 2022

90 anos do Grupo LEGO



O Grupo LEGO comemora hoje nove décadas de criatividade dos fãs e de ajuda às crianças a atingir todo o seu potencial por meio da brincadeira com LEGO®. Para assinalar a ocasião, a marca vai organizar o primeiro Dia Mundial da Brincadeira — um dia inteiro de iniciativas globais repletas de brincadeira, colaborações e surpresas pensadas para ajudar as famílias e a comunidade a brincar mais.

Desde que Ole Kirk Kristiansen, um jovem carpinteiro dinamarquês, pegou nas ferramentas e fez o primeiro carro de madeira em 1932, que se especializou em fazer brinquedos de alta qualidade que ensinassem as crianças sobre o mundo e lhes dessem as competências para nele prosperarem. Chamou à empresa “LEGO”, de “Leg Godt”, que significa “Brincar Bem” em dinamarquês. Ao mesmo tempo que promove a diversão, a aprendizagem pela brincadeira continua a ser o propósito do fabricante de brinquedos nos dias de hoje.

Na sua pequena oficina, em Billund, Dinamarca, Ole esculpiu à mão uma coleção de veículos, patos e ioiôs, e mais tarde começou a fazer experiências com tijolos de construção de plástico. O seu filho Godtfred acrescentou alguns pequenos tubos para que os tijolos encaixassem e permanecessem juntos, implantando oficialmente o sistema de encaixe que conhecemos hoje. O tijolo LEGO®, que oferece possibilidades de construção criativas ilimitadas, nasceu em 1958.

Desde que foi criado, o famoso tijolo LEGO já integrou mais de 18 000 sets LEGO e inspirou milhões de crianças e fãs a brincar e a criar. Ajudou-os a dominar a engenharia com a LEGO® Technic, a aprender sobre robótica e programação com a linha LEGO® MINDSTORMS®, a viver amizades e aventuras através dos mundos reais e de fantasia de LEGO® Friends e LEGO® NINJAGO®, a explorar novos parques digitais, com mais de 85 jogos móveis e para consola, e a desenhar alguns dos sets mais populares da marca com a LEGO® Ideas. O tijolo esteve até na ribalta de Hollywood com O FILME LEGO™.

Depois de 90 anos a inspirar horas infindáveis de brincadeira, a marca está a dedicar as comemorações de aniversário a ajudar mais famílias a encontrar um momento de brincadeira no dia, na sequência de novas pesquisas terem concluído que as famílias sentem que não brincam o suficiente.



O Poder da Brincadeira
O novo estudo LEGO Play Well de 2022 inquiriu 55 000 pais e crianças em 30 países e descobriu que embora a brincadeira mude vidas e aproxime as pessoas, no mundo de hoje, as famílias têm dificuldade em estabelecer prioridades.

Quase todos os pais acreditam que a brincadeira ajuda as crianças a desenvolver competências para a vida, como a criatividade (93%), a comunicação (92%), a capacidade de resolução de problemas (92%) e a confiança (91%). A brincadeira, de acordo com 95% dos pais, torna também mais feliz toda a família, constrói laços familiares mais fortes e melhora o seu bem-estar.

Mas apesar dos muitos benefícios da brincadeira, as famílias sentem que qualquer coisa lhes escapa — a maioria das crianças (82%) gostaria de poder brincar mais, e um terço (34%) dos pais sente que a família não brinca em conjunto o suficiente. As responsabilidades diárias, como as muitas horas de trabalho (31%), as tarefas caseiras (28%) e simplesmente não ter tempo suficiente (32%) são, segundo os pais, os maiores entraves à brincadeira em família.

Mitchel Resnick, Professor of Learning Research no MIT Media Lab, comentou: «Um pouco de brincadeira pode fazer muita diferença. Quando as crianças estão nas atividades diárias com um espírito lúdico — fazendo um forte com cobertores e almofadas no quarto, fazendo um instrumento musical com tachos e colheres na cozinha, ou um faz de conta com os pais ou irmãos no autocarro —, aprendem a pensar de modo criativo e a trabalhar em grupo, competências fundamentais e úteis a toda a gente no mundo de hoje.»



Dia Mundial da Brincadeira
Desde desafios de brincadeira de 90 segundos a jogos que duram poucos minutos, o Grupo LEGO e a LEGO Foundation têm a atividade lúdica perfeita para qualquer dia em família, mas o Dia Mundial da Brincadeira é o maior convite para brincar da empresa até hoje. O programa do dia, cheio de brincadeira, está repleto de inspiração para ajudar as famílias e a comunidade a encontrar um momento rápido e simples de alegria lúdica, seja qual for a idade, localização ou preferências.

«Quando o meu bisavô fundou a empresa, há 90 anos, compreendeu que a brincadeira podia mudar a vida das crianças — torna as famílias mais unidas e ajuda as crianças a desenvolverem competências que lhes permitam atingir todo o seu potencial. Ele dispunha tão-só de uma pequena oficina, mas tinha grande ambição quanto a garantir que o maior número possível de crianças tirasse partido dos benefícios que a brincadeira proporciona», afirmou Thomas Kirk Kristiansen, Chairman do Grupo LEGO. «Quer se trate de 1932, 2022 ou do nosso 100.º aniversário, em 2032, temos sempre como objetivo continuar o legado de Ole, ajudando todas as famílias, onde quer que estejam no mundo, a brincar bem», concluiu Thomas.