quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Lígia Soares e Paula Diogo apresentam a sua nova criação com Crista Alfaiate



Se a “cultura” é um bem imaterial, o que fazer com o desperdício de materiais na criação de cenários? Decidimos investigar como libertar a criação artística da aquisição de bens perenes para uma atividade de carácter temporário, procurando a significação do tempo em que as coisas úteis se tornam inúteis.

Com O Palácio partimos de uma ação de angariação e redistribuição de bens para converter o Teatro do Bairro Alto num espaço de armazenamento temporário – um depósito – e o espetáculo no usufruto desse momento em que as coisas já não são necessárias e ainda não foram reencaminhadas para poderem voltar a ter utilidade.

Apesar de oferecermos ao público um espaço atulhado de bens acumulados em casas como sinais de sedentarismo, o espetáculo visa conduzi-lo à errância, convidando-o a vaguear ou a escolher onde descansar. A atenção do público irá, qual respigador em férteis bosques, oscilar entre o detalhe e a paisagem. Tal como quando precisamos de abrir um pacote de bolachas para as comermos uma a uma e depois olhamos esse mar onde o pacote há de ir parar um dia.

TBA - 7 a 11 setembro
Quarta, quinta, sexta e sábado às 19h30
Domingo às 17h.