quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Doc’s Kingdom 2022



Mariana Caló e Francisco Queimadela, João Vieira Torres, Alexandra Cuesta, Paula Gaitán e Boris Lehman são os cineastas convidados da 18ª edição do Doc’s Kingdom – seminário internacional de cinema documental, intitulada “Gestos e Fragmentos”, a partir do filme de Alberto Seixas Santos realizado em 1982.

Com o valor de 190 Euros, a inscrição no Doc’s Kingdom garante acesso a todo o programa em Arcos de Valdevez, das 18h de 1 de setembro às 12h de 6 de setembro, incluindo todas as sessões, debates, refeições, passeios e tertúlias. A inscrição diária custa 50 Euros. O Seminário é aberto ao público, com inscrições por ordem de chegada e lotação limitada. 

Originalmente inspirado pelo seminário Flaherty, o Doc’s Kingdom mantém as mesmas características distintivas desde a sua primeira edição em 2000: ao longo de uma semana, o mesmo grupo vê filmes e conversa informalmente sobre eles; cada jornada inclui sessões de filmes de diferentes cineastas, propondo o diálogo entre os autores presentes e um debate colectivo aberto a todos os participantes, sem distinções hierárquicas entre realizadores, estudantes, professores, espectadores e organizadores; desde 2013, para encorajar a participação integral no seminário e intensificar a experiência de imersão total, o seminário não divulga antecipadamente o programa de filmes; ao longo do programa intensivo de projecções e debates, a experiência passa também pelo encontro com o lugar onde se realiza o Doc’s Kingdom, promovendo a relação com a comunidade local.

O Doc’s Kingdom é organizado pela APORDOC – Associação pelo Documentário desde 2000, tendo reunido nomes como Manuela Serra, João Pedro Rodrigues, Pedro Costa, Joana Pimenta, Adirley Queirós, Deborah Stratman, Forensic Architecture, Frederick Wiseman, Nicolas Pereda, Jodie Mack, Billy Woodberry, Maria Augusta Ramos, entre muitos outros, ao longo de 17 edições realizadas em Arcos de Valdevez, em Serpa e no Faial.