quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Menina de 12 anos escreve carta para salvar o mundo



O livro Carta aos Líderes do Mundo dá voz a Sofia, uma menina de 12 anos que quer tirar o mundo dos Cuidados Intensivos. O livro, assinado por Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva, lança o apelo urgente para salvar o planeta Terra.  

Sofia, a jovem protagonista deste apelo, está determinada em alertar o máximo de pessoas para a necessidade de a população mundial se unir e travar a destruição do único planeta onde é possível viver. Depois de ter sido publicada no Brasil, a Carta aos Líderes do Mundo chega agora a Portugal, numa edição da Porto Editora.

Neste trabalho transatlântico, as autoras e jornalistas Maria Inês Almeida (Portugal) e Flávia Lins e Silva (Brasil) voltam a juntar-se para, através de um texto bem-humorado e poético acompanhado das ilustrações delicadas de Fábio L. Miraglia, fazerem um diagnóstico à saúde do planeta cujas conclusões são alarmantes.

«Não sou médica, mas reparei que os pulmões do planeta andam doentes. Também, com tanto fumo... (…) A temperatura do planeta não para de aumentar. Ele está com febre. E nós vamos assistir a isto de braços cruzados? (…) Talvez o mundo também precise de um exame cardíaco detalhado: suspeito que o problema esteja no coração. Como podemos negar terra, comida, abrigo a alguém? Como podem existir crianças a dormir nas ruas, sem comida e sem ir à escola? Quando é que ficámos tão distantes uns dos outros?», são algumas das questões levantadas pela jovem Sofia.

As alterações climáticas, a poluição dos mares, a desflorestação, a falta de humanidade, a existência de guerras e a sobreposição de interesses individuais à sobrevivência global são algumas das preocupações desta menina. Além de colocar o dedo na ferida, Sofia também apresenta soluções para garantir o futuro do “Planeta Azul”. Ela sabe que o tempo de agir é agora, e apela aos Líderes do Mundo para tomarem melhores decisões, mas é necessária a ajuda de todos.



Este é um livro que propõe dar voz às crianças que sabem que a Terra grita por socorro. A pré-venda já está disponível e o livro chega às livrarias a 25 de agosto. A Carta aos Líderes do Mundo também estará em destaque na Feira do Livro de Lisboa, com a sessão de lançamento agendada para 10 de setembro.