quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Prémios Sony Future Filmmaker



A Creo tem o prazer de anunciar o lançamento dos Sony Future Filmmaker Awards, um novo e importante programa de galardões para curtas-metragens, que constitui um caminho para o desenvolvimento da excelência criativa. Patrocinados pela Sony e com inscrição gratuita, os prémios visam dar voz a cineastas de todo o mundo que tenham uma perspetiva refrescante sobre a arte de contar histórias.

Será elaborada uma lista de trinta cineastas selecionados, que viajarão para Los Angeles para participarem na cerimónia de entrega dos prémios, a ter lugar em 22 de fevereiro de 2023 no Cary Grant Theatre, integrado no histórico estúdio da Sony Pictures em Culver City, Califórnia. Os vencedores de seis categorias – incluindo Ambiente e Formato Futuro – serão anunciados nessa noite e receberão prémios monetários e uma variedade de equipamento de imagem digital da Sony. Os vencedores serão selecionados por um painel de figuras de relevo, presidido pelo galardoado encenador e realizador de cinema e televisão Justin Chadwick.

Após a noite de entrega dos prémios, todos os 30 vencedores e selecionados participarão em dois dias de workshops, exibições e discussões conduzidos por executivos da Sony Pictures e especialistas de topo nas suas áreas. O excecional programa de dois dias abrange uma grande variedade de assuntos desde apresentações a questões legais, até ao trabalho com agências de talentos e à utilização de tecnologias avançadas, incluindo animação e CGI. Esta oportunidade preciosa apoia a evolução da carreira dos cineastas, oferecendo-lhes acesso exclusivo e uma perspetiva ímpar da forma como a indústria funciona internamente.

Justin Chadwick, encenador e realizador de cinema e televisão galardoado e Presidente do Júri, afirma: “Estamos num momento de grande mudança na indústria cinematográfica: os estúdios procuram novas vozes originais, que possam destacar-se do ruído e encontrar novas formas de comunicar com as audiências. Com os Sony Future Filmmaker Awards procuramos a próxima geração de contadores de histórias, cujo trabalho consiga envolver, informar, entreter e emocionar. Se tiver algo a dizer e quiser que a sua voz seja ouvida, queremos ouvi-la.”

Kenji Tanaka, Vice-Presidente Sénior, Sony Corporation, afirma: “O objetivo da Sony é ‘encher o mundo de emoção através do poder da criatividade e da tecnologia.’ Ao trabalhar juntamente com a Creo para lançarmos os Sony Future Filmmaker Awards, estamos realmente empolgados com o que esta nova iniciativa oferece aos cineastas, pois aprofunda o nosso compromisso para com os criadores de conteúdos e as histórias que contam. Desde acesso às nossas instalações de nível mundial e aos melhores especialistas até às tecnologias mais avançadas e inovadoras, queremos derrubar todas as barreiras à criatividade e disponibilizar aos criadores as ferramentas e oportunidades de que necessitam para passarem ao próximo nível.”

Scott Gray, Fundador e CEO da Creo, afirma: “Estamos entusiasmados por lançarmos os Sony Future Filmmaker Awards, com o objetivo de elevarmos e promovermos cineastas de todo o mundo. O prémio é uma oportunidade única para os cineastas e oferece um impulso excecional ao seu desenvolvimento profissional. Esta nova iniciativa reforça o já robusto registo da Creo no que diz respeito à criação de programas de apoio e promoção das carreiras de criativos e agradecemos à Sony pelo seu patrocínio e a Justin Chadwick pela sua liderança especializada como Presidente do Júri.”