Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Após a publicação do livro “Wonder - Milagre” (2012), que rapidamente se tornou um “best-seller” – e que fez com que o pequeno Auggie inspirasse o movimento “choose kind”, que percorreu os quatro cantos do mundo –, a escritora e ilustradora R. J. Palacio publicou outras obras que dele derivaram: “365 Days of Wonder: Mr. Browne's Book of Precepts” (2014), “Auggie & Me: Three Wonder Stories” (2014), “We're All Wonders” (2017) e “White Bird” (2019).
Em 2017, o realizador Stephen Chbosky adaptou Wonder ao cinema, com Owen Wilson, Julia Roberts, Bryce Gheisar e Jacob Tremblay a assumirem os papéis principais.
Agora é a vez de Marc Forster (também responsável pelos filmes À Procura da Terra do Nunca, O Menino de Cabul ou Um Homem Chamado Otto) trazer a versão cinematográfica de "White Bird", onde é narrada a história de Julian (novamente interpretado por Gheisar) que, depois de todas as crueldades feitas a Auggie, é expulso da escola onde estudava.
A forma de Julian perceber o impacto das suas acções muda radicalmente quando a avó (Helen Mirren), recém-chegada de Paris, lhe conta como, na juventude, foi salva dos nazis devido à generosidade de Julien, que bravamente arriscou a própria vida para a proteger.
The Beekeeper - O Protector
Jason Statham é Adam Clay, um homem com um passado misterioso que hoje se dedica à apicultura e que se tornou muito próximo da Sr.ª Parker, sua vizinha. Quando ela comete suicídio depois de ter sido vítima de uma burla que lhe levou as poupanças de toda uma vida, Clay decide encontrar os responsáveis e fazê-los pagar.
Mas, do mesmo modo que ele não previa estar perante um esquema de corrupção que se ramificava até às mais altas esferas do governo dos EUA, ninguém imaginava que ele fora um implacável e eficaz agente de uma poderosa organização clandestina chamada Beekeepers.
Um “thriller” de acção realizado por David Ayer (“Fim de Turno”, “Fúria”, “Esquadrão Suicida”) e escrito por Kurt Wimmer. Para além de Statham como protagonista, conta com Emmy Raver-Lampman, Josh Hutcherson, Bobby Naderi, Minnie Driver, Phylicia Rashad e Jeremy Irons.
Os Delinquentes
Empenhado em dar um novo rumo à sua vida e nunca mais trabalhar, Morán (Daniel Elías) cria um plano arriscado: roubar 650 mil dólares dos cofres do banco onde trabalha, confessar, cumprir pena e depois usufruir calmamente do resultado do assalto. Para tornar o projecto viável, só tem de encontrar um cúmplice que aceite guardar o dinheiro durante os anos em que estiver detido.
Para isso, convence o seu amigo Román (Esteban Bigliardi) a alinhar no esquema, mantendo-se o mais discreto possível para que, no fim, possam dividir os lucros. Tudo parece correr como o esperado até Román conhecer Norma (Margarita Molfino), por quem se apaixona.
Em exibição no Festival de Cinema de Cannes, Toronto, San Sebastián, Nova Iorque e também no português LEFFEST 2023 – onde arrecadou o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa –, uma comédia negra realizada e escrita pelo argentino Rodrigo Moreno.