Todas as escolas do país foram desafiadas a participar no concurso "25 de Abril, um Projeto de Liberdade" promovido pela Escola Virtual, a plataforma educativa digital do Grupo Porto Editora. A iniciativa é gratuita e visa aliar as melhores e mais inovadoras práticas pedagógicas à sensibilização para a importância do 25 de Abril e dos seus valores nos nossos dias.
Esta é uma iniciativa recomendada pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Estudantes e professores são assim desafiados a utilizar a área de projetos da Escola Virtual para dar asas à imaginação e a criar iniciativas sobre a Revolução dos Cravos, que podem ser, por exemplo, um evento na escola, uma peça de teatro, um vídeo, um cartaz, uma iniciativa junto da comunidade, etc.
"25 de Abril, um Projeto de Liberdade" destina se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, que frequentam estabelecimentos de ensino públicos ou privados em Portugal Continental, Madeira e Açores. As inscrições terminam a 9 de fevereiro, mas os projetos podem ser desenvolvidos até 24 de março.
Posteriormente, todos os projetos serão alvo de uma votação a nível nacional e os 10 mais votados em cada nível de ensino serão avaliados por um júri, que definirá os três premiados e as duas menções honrosas em cada categoria. O anúncio destes vencedores será feito num evento, com data a definir.
• Limite para inscrição: 09/02/2024
• Limite para indicação do projeto: 24/03/2024
• Período de votação: 27/03/2024 a 16/04/2024
• Divulgação dos 5 finalistas: 22/04/2024