Os mais recentes dados do SIBS Analytics revelam que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2023, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 16% em número de operações face ao ano anterior. Os dias 21, 22 e 23 de dezembro foram os que registaram um volume maior de operações, tendo sido registada neste período mais de 8 milhões de operações por dia.
O crescimento do consumo foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 37,9%, em 2023, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao período homólogo de 2022 – estes avanços acompanham a tendência já registada no último ano.
O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online pesam já 18% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2023, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.
Também o MB WAY continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2023, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 1,8x face ao período homólogo de 2022 e as compras online registaram um incremento de 1,7x face ao mesmo período.
Os dados do SIBS Analytics permitem ainda aprofundar a análise do consumo de estrangeiros e de portugueses fora do país, com o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro a registar um crescimento de 11% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 23% em relação a dezembro de 2022.
Por último, o SIBS Analytics permite ainda verificar que os setores com maior aumento de pagamentos, isto é aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2023 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2023) foram os de Casa & Decoração (setor que cresceu 2,2x), Jogos & Brinquedos (2,0x), Perfumaria & Cosmética (1,9x) e Roupa & Acessórios (1,8x).