Numa altura em que muito se tem falado das comemorações dos 500 anos de Luís Vaz de Camões, a Contraponto anuncia a publicação, para junho, de uma importante biografia do poeta, da autoria da escritora e investigadora Isabel Rio Novo, também biógrafa de Agustina Bessa-Luís.
Paralelamente à bem-sucedida coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que já inclui títulos dedicados a Agustina, Manoel de Oliveira, José Cardoso Pires, Manuel António Pina e Natália Correia, a Contraponto iniciou – em 2020, com o êxito “De Quase Nada a Quase Rei – Biografia de Sebastião de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal”, de Pedro Sena-Lino – uma coleção de Biografias de Grandes Figuras da História de Portugal. O volume dedicado à vida e obra de Luís de Camões será o segundo desta coleção e resultado de cinco anos de um trabalho de Isabel Rio Novo que incluiu pesquisa em vários arquivos em Portugal e no estrangeiro, com deslocações a territórios como Goa e Moçambique.
O quinto centenário do nascimento de Camões proporciona uma oportunidade singular para refletir sobre o legado de um poeta amplamente presente tanto na literatura quanto na identidade portuguesa. Reconhecido como um dos mais proeminentes expoentes da literatura mundial, Camões é celebrado por ter estabelecido uma conceção de universalidade que é hoje percebida como inovadora nos domínios da escrita, da vocação e do pensamento.
A biografia do poeta conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Fundação Oriente.
Sobre a Autora
Isabel Rio Novo nasceu no Porto, onde fez mestrado em História da Cultura Portuguesa - Época Moderna e se doutorou em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras do Porto. Ao longo do seu percurso académico, recebeu bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto Camões, da Fundação Engenheiro António de Almeida e da Fundação Calouste Gulbenkian.
É docente de História da Arte, Escrita Criativa e outras disciplinas nas áreas da história, da literatura e dos estudos interartes, sendo autora de várias publicações académicas nesses domínios.
Enquanto ficcionista, é autora da narrativa fantástica O Diabo Tranquilo (2004), a partir de poemas de Daniel Maia-Pinto Rodrigues, da novela A Caridade (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), do livro de contos Histórias com Santos (2014) e dos romances Rio do Esquecimento (2016, finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos), A Febre das Almas Sensíveis (2018, finalista do Prémio LeYa), Rua de Paris em Dia de Chuva (2020, finalista do Prémio Europeu de Literatura e do Prémio de Narrativa do PEN Clube) e Madalena (2022, Prémio Literário João Gaspar Simões).
Em 2019, publicou O Poço e a Estrada, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. Em 2024, publica uma biografia de Luís de Camões.