A Lisbon Film Orchestra acaba de estrear o novo sistema de apoio à escuta, implementado pela Widex - Especialistas em Audição, na Altice Arena. Esta iniciativa faz parte do projeto de democratização do acesso à cultura da pessoa com deficiência auditiva, levado a cabo pela Widex desde 2017, com o objetivo de equipar as principais salas de espetáculo do país com o sistema de anel magnético.
O sistema de anel magnético consiste na instalação de um anel de indução magnética para facilitar as condições de escuta a pessoas com dificuldades auditivas, utilizadoras de aparelhos auditivos. Em Portugal, o Teatro da Trindade foi a primeira sala de espetáculos a beneficiar desta tecnologia, seguindo-se a Casa da Música e mais recentemente a Altice Arena.
“Mais de 8000 pessoas assistiram ao espetáculo que marcou a estreia do sistema de anel magnético na Altice Arena. Este momento representou mais um passo na inclusão das pessoas com dificuldades auditivas no acesso à cultura. Estamos muito satisfeitos por termos ajudado a proporcionar às pessoas utilizadoras de aparelhos auditivos uma experiência sonora completamente diferente”, destaca Tiago Nunes, diretor-geral da Widex Portugal.
Tiago Nunes acrescenta ainda que “com esta iniciativa, tivemos também a oportunidade de sensibilizar as autoridades, os agentes económicos do mundo dos espetáculos e as pessoas com audição normal para a importância de dotar os espaços culturais com este tipo de infraestruturas. Na Widex trabalhamos com o intuito de fazer a diferença na vida das pessoas com dificuldades auditivas. Enquanto empresa líder na área da reabilitação auditiva em Portugal, acreditamos que os espetáculos são para serem ouvidos por todos. Neste sentido, assumimos um papel ativo para que mais salas de espetáculo do país sejam equipadas com o sistema de anel magnético, garantindo que a cultura esteja ao alcance de todos de forma igualitária.”
Estima-se que, em Portugal, existem mais de dois milhões de pessoas com algum tipo de dificuldade auditiva; um número que está a aumentar devido à maior exposição da população ao ruído, bem como ao aumento da esperança média de vida.
Em Portugal, ainda estão a ser dados os primeiros passos no que diz respeito ao sistema de anel magnético, mas já existem alguns países europeus que já o utilizam amplamente em salas de espetáculo, museus, transportes públicos, entre outros locais.