terça-feira, 16 de abril de 2024

4 filmes IndieLisboa estreiam nas salas de cinema



Antecipando o regresso do IndieLisboa às salas da capital, a distribuidora de cinema independente No Comboio recupera agora filmes da edição passada do festival. A 25 de Abril, são quatro os títulos que irão fazer a sua estreia comercial a nível nacional: A Barragem, de Ali Cherri; Aqui, de Bas Devos; Algo Que Disseste a Noite Passada, de Luis De Filippis; e Um Lugar Seguro, de Juraj Lerotić. Em Lisboa, o programa passa em exclusivo no Cinema Fernando Lopes, onde os bilhetes estarão à venda na bilheteira física a partir de hoje, e na online a partir de amanhã. As restantes salas e respectivos horários serão revelados em breve.

O programa de estreias traz ao grande ecrã um dos mais recentes filmes do artista libanês Ali Cherri, vencedor do Prémio Especial do Júri Canais TVCINE no IndieLisboa 2023. Entre o documentário e o mitológico, A Barragem leva-nos às margens do Nilo, no Sudão, para nos contar Maher, o fazedor de tijolos que sobrevive à realidade através da sua imaginação. Também Aqui, do belga Bas Devos, vencedor da competição Encounters na Berlinale 2023, e que marcou presença na secção Silvestre do último IndieLisboa, pode agora voltar a ser visto em sala. A história de um encontro entre duas pessoas, um trabalhador da construção romeno e uma doutoranda em musgos belga e chinesa, num gesto delicado e comovente que nos pede para prestar atenção ao que nos rodeia no tempo presente.

Este programa que antecipa o IndieLisboa 2024 resgata ainda o filme de abertura da última edição do festival. Uma obra que parte do momento em que uma rapariga trans acaba de perder o emprego para nos falar sobre emoções universais, relações humanas e enredos familiares, ou Algo Que Disseste a Noite Passada, a primeira longa-metragem da canadiana Luis De Filippis. Há também nova oportunidade para ver o grande vencedor do Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa: o representante da Croácia aos Óscares em 2023, Um Lugar Seguro, protagonizado pelo seu realizador Juraj Lerotić, é um retrato autobiográfico e verdadeiramente cru da guerra invisível pela saúde mental.

Em Lisboa, o programa será apresentado em exclusivo no Cinema Fernando Lopes, onde decorrerão sessões especiais com a presença de pessoas convidadas a apresentar os filmes e conversas online com quem os realizou e protagonizou. Fora de Lisboa, o programa expande-se por todo o país nos Cinemas Cineplace. Todos os nomes e salas serão revelados ao longo da próxima semana nas páginas da No Comboio.

Já o IndieLisboa regressa entre os dias 23 de Maio e 2 de Junho.