Nasce em 2025 o "Square", um festival-convenção que celebra a música nascida nas margens do Atlântico. A ter lugar entre 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025 nas cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, o evento pretende contribuir para um ecossistema musical mais diversificado e representativo, servindo como uma plataforma de encontro entre artistas e profissionais do setor do setor da música. No próximo dia 16 de abril será lançada a convocatória para a receção de candidaturas de projetos musicais que queiram apresentar-se no festival. O open call estará aberto até ao final de agosto. Mais informações sobre o mesmo podem ser consultadas no website do "Square".
Em resposta à paisagem em evolução da indústria musical, o "Square" distingue-se dos demais festivais profissionais, pela vontade de criar uma plataforma de networking dedicada a profissionais progressivos comprometidos com a diversidade e inovação. Com um foco efetivo nos artistas, o "Square" pretende abrir uma via de ligação efetiva entre promotores e agentes culturais independentes mais pequenos, que procuram conectar-se com novos públicos e movimentos culturais. O evento busca assim estabelecer-se como um ponto de referência tanto para profissionais quanto para entusiastas da música, promovendo um movimento de públicos nacionais e internacionais e explorando locais históricos e naturais através da música.
Reconhecendo as conexões intrínsecas entre Braga e suas cidades vizinhas - Barcelos, Guimarães e Famalicão - o "Square" pretende dar palco ao mais interessante talento emergente através de um conjunto de colaborações com parceiros locais, nacionais e internacionais. Entre eles, as promotoras e editoras Bazuuca (PT), Buh Records (PE), Coquetel Molotov (BR), Cosmic Burger (PT), gig.rocks (PT), Nyege Nyege (UG), e Revolve (PT); e os festivais e projetos Bantumen (PT), FMM Sines (PT), COSMOS (NL), MIL (PT), Novas Frequências (BR) e Sinsal (ES).
"Square" é parte integrante do programa Braga25, contribuindo para a celebração de um ano de Braga como a Capital Portuguesa da Cultura e mostrando a criatividade nacional em um contexto europeu mais amplo. Esta afiliação destaca o compromisso do evento em aprimorar o tecido cultural de Braga e sua contribuição para a narrativa mais ampla da expressão artística europeia.
Os objetivos do "Square" são, assim, o de proporcionar oportunidades a comunidades criativas menores, fortalecer redes envolvidas com programação e desenvolvimento a partir da base, e cultivar novas conexões e oportunidades entre os três continentes do Atlântico: Europa, África e Américas.
A convenção do "Square", projetada para profissionais do setor, está agendada em Braga de 29 a 31 de janeiro de 2025. Simultaneamente, Braga sediará o programa noturno, destacando a vibrante cena noturna da cidade. Durante o mesmo período, Guimarães, Barcelos e Famalicão apresentarão cinco espetáculos curados pelo "Square" e os seus parceiros.
No último dia do evento, o "Square" centrará as suas atividades em Braga, com um programa que se alargará pela cidade. A programação estará alinhada com a visão artística do festival, focando na rica comunidade local da área.