quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estreias de cinema de 18 de Abril de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Encontro Infernal

Um homem pára o carro no parque de estacionamento do hospital onde a sua mulher se encontra para dar à luz. Subitamente, um estranho senta-se no banco de trás, pede-lhe para escolher uma carta, aponta-lhe uma arma e obriga-o a continuar a marcha. 

O passageiro, que aparenta ter perdido o juízo e o obriga a percorrer as ruas de Los Angeles, sente prazer na angústia dele e não lhe dá grandes explicações sobre as suas intenções. Desesperado, o condutor tenta encontrar um meio de sair vivo daquela situação. Mas nesta história nada é o que parece.

Com Joel Kinnaman e Nicolas Cage nos papeis principais, este “thriller” psicológico é realizado por Yuval Adler e escrito por Luke Paradise.



De Cor (ações)

Verão de 2021. Isabelle Huppert prepara-se para protagonizar “O Cerejal” de Anton Tchékhov (uma encenação do português Tiago Rodrigues). Fabrice Luchini, por seu turno, ensaia textos de Nietzsche que irá declamar. Os espectáculos de ambos vão estrear-se no Festival de Avignon, certame francês que, que, para além de teatro, integra exposições de artes visuais, leituras, projecções de filmes, etc. 

Quando deixam os bastidores e sobem ao palco, os dois actores transfiguram-se. Mas o público não imagina tudo o que aconteceu nas suas vidas até àquele momento. Seguindo o seu dia-a-dia, nas semanas que antecedem os espectáculos, o realizador Benoît Jacquot ("Sade", "Adeus, Minha Rainha", "3 Corações", "Diário de Uma Criada de Quarto", “O Último Amor de Casanova”, “Suzanna Andler”) segue-lhes os passos e mostra-os como nunca os vimos antes.



Da Vinci: O Grande Inventor

Co-produção entre os EUA, França e Irlanda, um filme que conta a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), mestre da Renascença, quando, aos 64 anos, aceita o convite de Francisco I, rei de França e patrono das artes, para se juntar à corte e aceitar uma pensão anual e o título de “Primeiro Pintor e Engenheiro e Arquitecto do Rei”.

Ali, misturado com outras mentes brilhantes, Leonardo encontra o seu lugar e continua o seu trabalho como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto e botânico incontestável.

Um filme em animação “stop-motion”, escrito, produzido e realizado por Jim Capobianco e Pierre-Luc Granjon. Na versão original, o elenco de vozes conta com Stephen Fry, Marion Cotillard, Daisy Ridley e Matt Berry.