Já estão abertas as candidaturas para a edição de 2024 da École des Maîtres, um dos mais significativos projetos internacionais de formação teatral avançada, organizado por entidades de 4 países europeus – Bélgica, França, Itália e Portugal (onde, desde 2019, o projeto é coorganizado pelo Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, e pelo Teatro Nacional D. Maria II). A edição deste ano, destinada a jovens entre os 24 e os 35 anos, será dirigida pela atriz, autora e encenadora belga Anne-Cécile Vandalem e as candidaturas podem ser submetidas até ao dia 17 de abril.
Idealizado por Franco Quadri em 1990, a École des Maîtres é um Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral, que tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus (com idades entre os 24 e os 35 anos), oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional.
Para frequentar a École des Maîtres 2024 serão selecionados 16 participantes, 3 intérpretes e 1 dramaturgo/a ou encenador/a de cada país que integra o projeto. Estes 16 participantes irão trabalhar com a belga Anne-Cécile Vandalem, realizando um workshop intitulado Assombrações, rituais, legados e transmissões. O projeto inicia-se em Bruxelas, a 24 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias da École des Maîtres: Udine (2 a 10 de setembro); Milão (12 a 14 de setembro); Coimbra (16 a 19 de setembro), Angers (21 a 24 de setembro) e Reims (26 a 28 de setembro).
Em Portugal, o júri é composto por Alexandre Lemos, Pedro Penim, Sílvio Correia Santos e Sofia Campos, que analisarão as candidaturas e convocarão as/os candidatas/os para uma audição, que está agendada para o dia 6 de maio, em Lisboa, e a partir da qual serão selecionadas/os as/os 4 artistas que integrarão a École des Maîtres 2024.