A Oficina do Livro edita na próxima terça-feira, 16 de abril, "7 de Outubro de 2023 - Israel e Gaza", de Benoît Christal e Fenwick Gallagher, correspondentes de longa data em Jerusalém que recolhem histórias dos dois lados da guerra, seis meses depois do ataque do Hamas.
Pelas páginas passam sobreviventes do massacre, familiares de reféns, habitantes de Gaza... Entre eles médicos, jornalistas, fotógrafos, soldados, diplomatas, filhos de deportados, politicos, antigos embaixadores... que contam neste livro a história do seu 7 de outubro, do seu Israel, da sua Palestina; conseguimos "ouvir" emoções, ideias, análises. comentando os crimes e a dor, sem ignorar a cólera, mas também a sede de paz. O objetivo deste livro não é convencer nem acusar, mas registar e testemunhar, para evitar que estes dramas caiam no esquecimento, sejam distorcidos ou apagados por aqueles que os negam.
O objetivo deste livro não é convencer nem acusar, mas registar e testemunhar, para evitar que estes dramas caiam no esquecimento, sejam distorcidos ou apagados por aqueles que os negam. Conseguimos «ouvir» emoções, ideias, análises. Nomeando os crimes e a dor, sem ignorar a cólera, mas também a sede de paz. Trata-se de dois povos que se confrontam tanto quanto se ignoram, separados por um imenso fosso, embora as suas histórias ecoem inevitavelmente uma na outra. É neste não encontro que se desenrolam as tragédias e os sofrimentos.
"No dia 7 de outubro, tudo mudou e nada mudou. Os mesmos atores de um drama tão cruel quanto familiar. Os parâmetros do conflito israelo-palestiniano não foram alterados. No entanto, foi derramado tanto sangue nesse dia e nas semanas que se seguiram, que nada voltará a ser como dantes. Uma região inteira e todos os que nela vivem foram lançados na desordem. E nós também. Escrever sobre os acontecimentos no Médio Oriente neste contexto é um desafio. Podemos ser dois antigos correspondentes em Jerusalém, mas estamos a avançar na escuridão do trauma e da constante mudança de acontecimentos."
Benoît Christal é repórter sénior da TF1 e da LCI, especializado no Médio Oriente, e antigo correspondente em Jerusalém, São Francisco e Nova Iorque. Antigo correspondente em Jerusalém e Washington D.C., Gallagher Fenwick tem uma presença regular na LCI e na France Inter como colunista de política internacional.