sexta-feira, 12 de abril de 2024

Eu Voto! Leveza e humor sofisticado para falar de escolha, decisão e democracia



Na altura em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, e num ano onde as eleições e o processo eleitoral têm estado no centro das atenções, este livro propõe uma abordagem descontraída e divertida às matérias políticas. O humor do texto e das ilustrações cativa crianças e adultos, e o texto final de Rita Canas Mendes contextualiza o tema e acrescenta informação sobre o sistema eleitoral português.

Partindo de exemplos simples, e de escolhas individuais, para os mais complexos, que envolvem decisões de equipas, grupos, cidades ou países, mostra-se a importância das eleições, e como cada voto pode fazer a diferença.

«Antes da Revolução do 25 de Abril de 1974, em Portugal vigorava uma ditadura, pelo que o voto dos cidadãos não contava verdadeiramente. Além disso, o voto não era universal. Se quisessem votar, os cidadãos maiores de 21 anos tinham de saber ler e escrever e ir inscrever-se como eleitores nas juntas de freguesia. Se os cidadãos fossem mulheres, eram-lhes exigidos ainda mais requisitos, o que dificultava muito o seu acesso ao voto. In texto final de Rita Canas Mendes

Sinopse

Votar é escolher. Se queremos que todos escolham o que mais gostamos, devemos tentar convencer os outros a escolher o mesmo que nós. Se não sabemos qual é a melhor escolha, devemos tentar informar-nos bem sobre as várias opções. Depois, votar é fácil.

Um livro de dois autores premiados – o americano Mark Shulman e o francês Serge Bloch – que apresenta de forma descomplicada alguns exemplos dos princípios e estratégias que aplicamos quando votamos, da escolha da sobremesa à escolha do animal de estimação.

No texto final, Rita Canas Mendes descreve o sistema eleitoral português. Uma obra perfeita para servir de introdução a questões políticas e levar os jovens leitores a querer participar em tomadas de decisão. É que cada voto conta e faz diferença.

Sobre os Autores

Mark Shulman é um autor americano premiado que já escreveu cerca de duas centenas de livros sobre os mais variados assuntos.  

Serge Bloch é um autor francês premiado com vários livros traduzidos para todo o mundo e tem trabalhado para importantes media como New York Times, Boston Globe, Le Monde, Le Nouvel Observateur, entre outros. Já recebeu vários prémios internacionais e a qualidade do seu trabalho é reconhecida pela crítica. Vive entre Nova Iorque e Paris.