Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Miller's Girl - A Favorita
Jonathan Miller (Martin Freeman) é um escritor que dá aulas de escrita criativa numa escola secundária. É neste contexto que se cruza com Cairo Sweet (Jenna Ortega), uma talentosa estudante de 18 anos que se vai dando a conhecer através dos textos que lhe entrega para corrigir.
Fascinado com as suas capacidades de expressão, ele vai-se deixando enredar no mundo dela, apresentando-lhe estratégias para aperfeiçoar a escrita. Até que, por mero capricho, Cairo decide seduzi-lo com a finalidade de lhe destruir a carreira, vida pessoal e credibilidade.
Um “thriller” erótico escrito, produzido e realizado por Jade Halley Bartlett, que aqui se estreia na realização.
O Hotel Palace
O luxuoso hotel Palace, em Gstaad (Suíça), está a ser preparado para a festa de passagem do ano 2000. Esse evento, cheio de “glamour”, contará com a presença de hóspedes exigentes: milionários, actores e personalidades de todas as áreas e lugares do mundo. Hansueli Kopf, o director do hotel, está um pouco inseguro sobre se a sua equipa estará à altura de satisfazer os caprichos de cada um dos convivas, mas também porque ainda ninguém sabe quais as reais consequências do “bug” do milénio, que ameaça criar desordem numa sociedade já quase totalmente informatizada. Mas é claro que, com o passar das horas, o caos acaba por se tornar uma inevitabilidade.
Uma comédia negra realizada por Roman Polanski ("Repulsa", "O Pianista", "O Escritor Fantasma", "O Deus da Carnificina", "Vénus de Vison", “J'accuse - O Oficial e o Espião”), escrita por si, por Ewa Piaskowska e por Jerzy Skolimowski. Oliver Masucci, Fanny Ardant, John Cleese, Luca Barbareschi, Milan Peschel, Bronwyn James, Fortunato Cerlino, Michelle Shapa, Mickey Rourke e o português Joaquim de Almeida assumem as personagens.
Parece que Estou a +
Já na casa dos 70, Jean-Michel é um senhor elegante e gentil que vive num lar de idosos gerido pela temperamental Suzanne Francoeur. As suas vidas são perturbadas quando um grupo de activistas se instala à porta da instituição, exigindo a remoção de um quadro antigo que considera glorificar o colonialismo? e ser um insulto por às tribos nativas.
Se, a princípio, isso incomoda Jean-Michel, que não encontra sentido nas suas reivindicações, com o tempo vai dar por si a questionar os seus próprios valores. Durante esse processo, ele e Suzanne começam a aproximar-se de um modo inesperado.
Escrito e realizado pelo canadiano Denys Arcand ("O Declínio do Império Americano", "As Invasões Bárbaras", "A Era dos Ignorantes", “A Queda do Império Americano”), este foi o filme de abertura da edição de 2024 do Fantasporto e conta com as actuações de Rémy Girard (na quarta colaboração com Arcand), Sophie Lorain, Guylaine Tremblay, Caroline Néron, Charlotte Aubin, Robert Lepage, Denis Bouchard, René Richard Cyr, Clémence Desrochers.