quinta-feira, 15 de junho de 2023

Estreias de cinema de 15 de Junho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



The Flash

Demorou muito até “The Flash” chegar ao grande ecrã. Há planos desde o final da década de 1980, que foram sendo sucessivamente adiados. Com a entrada em vigor no cinema do Universo Alargado da DC, no início dos anos 2010, tudo começou a tomar proporções mais sérias, mesmo que, entretanto, o planeamento desse universo já tenha sido alterado. Vários realizadores estiveram associados ao projecto, que era para ter saído originalmente em 2018, já com Ezra Miller como Barry Allen, cujo nome de super-herói que é o homem mais rápido do mundo é Flash. Mas uma pandemia e várias alegações de violência, conduta desordeira e ainda sedução de menores contra Miller, que já foi aparecendo em vários filmes da DC como Flash, atrasaram ainda mais os planos.
Agora chega finalmente aos cinemas a obra do argentino Andy Muschietti (“It”). Nele, Allen volta atrás no tempo, tudo para tentar impedir que a sua mãe seja assassinada. Consegue-o, só que fica preso numa realidade alternativa, uma em que não existem super-heróis como ele, e vai ter de se juntar a ele próprio em mais novo, ao Batman de Michael Keaton, que volta assim a vestir a farda, e a uma Supergirl. O vilão é o famoso antagonista do Super-Homem: General Zod. O elenco inclui também Sasha Calle, Michael Shannon, Ron Livingston, Maribel Verdú, Kiersey Clemons, Ben Affleck, Gal Gadot, Jeremy Irons e Nicolas Cage.



Dias em Chamas

Neste “thriller” do turco Emin Alper (“Frenzy”), um jovem advogado de acusação é enviado para uma pequena cidade que está a atravessar um grande problema de seca. Ao início, é bem recebido, mas tudo começa a dar para o torto à medida que o tempo vai avançando e se vê metido no meio de uma investigação de homicídio e da complexidade da política local. Como seu aliado, tem o dono de um jornal. Com Selahattin Paşali, Ekin Koç e Erol Babaoğlu, um filme que passou na secção Un Certain Regard da edição de 2022 do Festival de Cannes.


Simulação

A inteligência artificial é um dos temas deste “thriller” de ficção científica da canadiana April Mullen. Jordana Brewster, da saga “Velocidade Furiosa”, faz de uma mulher cujo marido, interpretado por Robbie Amell, da série “The Flash”, morreu. Para o tentar substituir, encontra um humanóide que simula o defunto e pede a um “hacker” para lhe tirar todas as restrições e limites, o que irá espoletar uma revolta de inteligência artificial. No elenco surgem também nomes como Simu Liu (o Shang-Chi da Marvel) e Sam Worthington (de “Avatar”).