quarta-feira, 7 de junho de 2023

Estreias de cinema de 8 de Junho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Transformers: O Despertar das Feras

Os robôs humanóides autobots foram forçados a abandonar Cybertron, o seu planeta natal, e rumar ao planeta Terra. No percurso, tiveram de defrontar os decepticons, seus inimigos mortais, acabando por ir para vários lugares no universo em vez do seu destino final. Esta nova aventura, ambientada em 1994, decorre em Brooklyn (Nova Iorque) e segue Noah e Elena, dois humanos que se juntam a Optimus Prime, o líder supremo dos pacíficos autobots, que tantas vezes lutaram pela salvação do mundo. Os três vêem-se envolvidos num conflito relacionado com outras facções de cybertronianos: Maximals, Predacons e Terrorcons. E desta vez a guerra é de tal magnitude que nada parece ser suficiente para a travar.

Rico em cenas de acção e efeitos especiais, “Transformers: O Despertar das Feras” é o sétimo episódio da famosa saga cinematográfica baseada na linha de bonecos da Hasbro que inspirou, durante os anos 1980, a célebre série televisiva de animação sobre seres robóticos de um planeta distante com a particularidade de se transformarem em automóveis e outros aparelhos. A história aqui retratada também se inspira em “Beast Wars” (1996) – em que criaturas descendentes dos autobots e decepticons têm a capacidade de se transformar em animais –, servindo como sequela do filme “Bumblebee” (2018) e prequela de “Transformers” (2007). Com Michael Bay e Steven Spielberg na equipa de produtores executivos, desta vez a realização ficou a cargo de Steven Caple Jr. (“The Land”, “Creed II”). No elenco estão os actores Anthony Ramos, Dominique Fishback, Tobe Nwigwe, Luna Lauren Vélez, Pete Davidson, Ron Perlman, Cristo Fernández, John DiMaggio e as vozes de Michelle Yeoh e Peter Dinklage.



The Quiet Girl - A Menina Silenciosa

Irlanda, Verão de 1981. Cáit, de nove anos, habituou-se a manter-se silenciosa de forma a passar despercebida e sobreviver ao dia-a-dia caótico da família onde nasceu. Por ser a mais tranquila dos irmãos, é enviada para casa de Eibhlín e Seán Cinnsealach, primos afastados da sua mãe, para passar o Verão e para os ajudar na quinta. Nesses meses, que serão transformadores, ela vai descobrir, pela primeira vez na sua vida, o verdadeiro amor. Mas depressa tudo isso chega ao fim e ela vê-se forçada a regressar a casa.
Realizado e escrito por Colm Bairéad (“Frank O'Connor: Idir Dhá Shruth”), este drama foi nomeado para o Óscar de melhor filme internacional, em representação da Irlanda. 



Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa

Los Angeles, finais da década de 1930. O detective Philip Marlowe (Liam Neeson) não está num bom momento da sua vida, seja a nível pessoal ou profissional. Mas tudo muda quando é abordado por Clare Cavendish (Diane Kruger), a glamorosa filha de uma conhecida estrela de cinema, que o contrata para descobrir o paradeiro de Nico Peterson (François Arnaud), seu amante. Ao seguir as pistas, Marlowe depressa se apercebe de que aquele desaparecimento está ligado a uma intrincada rede de corrupção, que envolve algumas das mais poderosas personalidades de Hollywood. 
Em ambiente “noir”, um filme policial realizado por Neil Jordan ("Jogo de Lágrimas", "Entrevista com o Vampiro", “A Estranha em Mim”, “Greta - Viúva Solitária”), que co-escreveu o argumento com William Monahan baseado-se em “The Black-Eyed Blonde”, da autoria do romancista irlandês John Banville (sob o pseudónimo de Benjamin Black). Os actores Jessica Lange, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Alan Cumming, Francois Arnaud, Ian Hart, Danny Huston, Daniela Melchior e Colm Meaney juntam-se ao elenco.