quarta-feira, 21 de junho de 2023

Design Nº5 – A Criar Luxo Emblemático



A Mercedes-Benz apresenta um novo estudo de veículo desportivo. O Vision One-Eleven combina um idioma de design de elevado dinamismo com tecnologia inovadora de cadeias cinemáticas totalmente elétricas. A silhueta do modelo é caracterizada pela execução hábil do design de assinatura One-Bow da Mercedes-Benz, que é um símbolo do seu estilo do século XXI‑. O desenvolvimento deste design destaca o posicionamento da marca Mercedes-Benz, que é sinónimo de LUXO EMBLEMÁTICO. Os seus destaques tecnológicos incluem o motor de fluxo axial extremamente potente e eficiente desenvolvido pela YASA, uma empresa especializada em motores elétricos. A empresa britânica é uma subsidiária detida na totalidade pela Mercedes-Benz AG desde julho de 2021.

O Mercedes-Benz Vision One-Eleven é inspirado pela tradição dos lendários veículos experimentais C 111 dos anos 60 e 70 do século XX, que foram utilizados para testar os revolucionários motores Wankel e turbodiesel. Foram também protótipos para testar carroçarias construídas em materiais polímeros. Os veículos desportivos de motor central extremamente (aero)dinâmicos são considerados símbolos de design das suas épocas, sobretudo devido às distintivas portas de abertura em forma de asa de gaivota e à pintura atrativa em combinação de cor de laranja e preto.

O exterior – design One-Bow na sua forma mais atlética
A carroçaria do Mercedes-Benz Vision One-Eleven baseia-se na execução hábil do design One-Bow. Desde a secção dianteira pouco inclinada até aos guarda-lamas traseiros musculados, tudo se desenrola num arco suave que confere à silhueta do veículo de apenas 1.170 mm de altura uma imagem extremamente escultural. Esta harmoniza perfeitamente com a pintura Alubeam cor de laranja-cobre. É uma referência inconfundível à cor distintiva do C 111 sem adotá-la de forma direta. A cor do Mercedes-Benz Vision One-Eleven é consideravelmente mais poderosa do que a do C 111 e também varia com a luz. Transmite não só uma impressão de qualidade mas também uma certa extravagância.

Outras características notáveis da vista lateral incluem as portas em asa de gaivota embutidas e os vidros laterais, que são opacos do lado exterior e camuflados por um padrão pixelizado. Outra caraterística é o facto de as rodas de grande diâmetro se alojarem perfeitamente nas cavas das rodas por baixo dos volumosos guarda-lamas. Isto reforça a impressão de uma máquina de condução refinada, intransigentemente desportiva e aerodinâmica. O design das rodas incorpora elementos estruturais fortes que evocam os enrolamentos do motor elétrico - um claro indicador da cadeia cinemática totalmente elétrica de última geração que sustenta o Mercedes-Benz Vision One-Eleven. Contrastam vivamente com o design emblemático, minimalista e de superfície lisa do veículo, que se assemelha mais a uma obra de arte escultural. Este contraste é típico das características de qualidade que a marca aplica às suas ideias de design e a uma característica distintiva do Vision One-Eleven.

Outro contraste marcante surge através das saias dianteiras e traseiras, muito inclinadas, com acabamento em preto mate. Os dois elementos aerodinâmicos profundamente inclinados estão visualmente ligados por dois perfis laminares da mesma cor que percorrem os flancos sob as embaladeiras. Estes perfis apresentam perfurações retroiluminadas a azul. Os elementos aerodinâmicos funcionais servem igualmente de referência ao design do C 111, que é pintado de preto na secção inferior da carroçaria. A "linha de quilha" escura do Mercedes-Benz Vision One-Eleven criar uma impressão de transição perfeita entre o veículo e o solo por baixo dele que é ainda mais marcante que a do C 111. A forma do veículo automóvel parece fundir-se com a superfície da estrada.

O design da secção dianteira - visual emblemático de alta tecnologia com referência histórica
Também do ponto de vista frontal, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven evoca claramente o C 111. No entanto, nos pormenores, existem diferenças notáveis: um exemplo que se destaca é a secção dianteira distintiva, que em ambos os veículos consiste num elemento retangular baixo com extremidades arredondadas à esquerda e à direita. No C 111, trata-se de um elemento de plástico fechado com uma estrutura alveolar, equipado com faróis de nevoeiro redondos. A peça correspondente no Vision One-Eleven parece muito semelhante à primeira vista. No entanto, após uma observação mais atenta, revela-se como uma característica de alta tecnologia. O painel é um ecrã externo flexível com um visual pixelizado em 3D. Interpreta as luzes redondas características do C 111 de forma digitalizada e pode também transmitir mensagens aos outros utentes da estrada.

Em contraste com o C 111, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven apresenta um para-choques dianteiro em forma de U e fortemente perfilado. Acima da faixa de luz esguia, tanto o antepassado como o descendente apresentam mais semelhanças, nomeadamente as entradas de ar pretas no capot.

O design da traseira - características aerodinâmicas e elementos digitais
A traseira do Mercedes-Benz Vision One-Eleven é igualmente dominada por um difusor com um perfil marcante. Por cima deste, encontra-se um ecrã que evoca a secção dianteira do seu homólogo e apresenta a mesma estrutura pixelizada nos farolins traseiros vermelhos. À semelhança dos perfis laminares ao longo das laterais, os efeitos de iluminação azuis também são visíveis na traseira. A face interior das jantes integra elementos de iluminação circulares.

O design interior - o primeiro automóvel desportivo com um conceito lounge
No interior, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven apresenta o primeiro interior de um automóvel desportivo com um conceito lounge. Reflete a mudança de paradigma do automóvel desportivo autónomo para o veículo elétrico autónomo no segmento dos superdesportivos e une duas formas de estar completamente diferentes. No modo de corrida, com o encosto do banco na vertical e o ecrã tátil compacto orientado para o condutor, o interior torna-se o de uma máquina de condução minimalista. Por outro lado, no modo lounge, os bancos estão totalmente integrados na escultura interior, que une as embaladeiras, o túnel central e a bagageira numa única unidade.

Isto cria um conceito espacial totalmente novo e excecionalmente arejado. Em contraste com os anteriores automóveis desportivos de motor central, tira partido das proporções compactas dos motores elétricos para estender o interior para trás. Consequentemente, o interior em forma de lounge convida os ocupantes a relaxar - uma abordagem completamente nova para o automóvel desportivo do futuro.

Ambiente futurista e luxuoso com cores contrastantes
O design interior do Vision One-Eleven reflete o luxo do futuro com base num conceito de cores progressivo e em combinações de materiais extraordinárias. As cores e os materiais extremamente contrastantes chamam a atenção à primeira vista: as grandes superfícies, como o painel de instrumentos, são revestidas em tecido branco com uma estrutura alveolar de aspeto tecnológico. O material é fabricado a partir de poliéster 100 % reciclado. Outros elementos, como os apoios de braços nas portas e na consola central, bem como a chapeleira traseira por baixo do extenso para-brisas traseiro, são revestidos a pele cor de laranja brilhante. Isto cria uma transição suave do interior para a bagageira. O couro processado de forma sustentável foi curtido com cascas de grãos de café. O alumínio polido nos raios do volante e incrustado como tiras nos apoios de braços realça o visual e a sensação de tecnologia. O mesmo se aplica aos pedais do travão e do acelerador, ambos fabricados em alumínio polido e instalados no piso.

De resto, o equipamento interior do Mercedes-Benz Vision One-Eleven foi reduzido ao mínimo. Tal como no exterior, também aqui a tarefa foi reduzir ao mínimo o número de equipamentos adicionais. Os bancos são um bom exemplo, uma vez que não seguem o formato clássico. Em vez disso, as almofadas dos bancos estão integradas de forma embutida no piso. Isto cria a impressão inicial de um banco integral num monolugar de Fórmula 1. O cinto de segurança de quatro pontos, cor de laranja e o seu fecho polido de alto brilho reforçam ainda mais o carácter desportivo.

No entanto, os bancos inovadores combinam este carácter desportivo com um conforto luxuoso porque, ao contrário dos monolugares de Fórmula 1, o ângulo do encosto do banco pode ser ajustado. O brilho prateado dos seus estofos acolchoados com padrão diamante é outro atrativo que sublinha o ambiente interior de primeira classe. Entre os bancos encontra-se uma consola central compacta, que se destaca no espaço como uma obra de arte.

O único elemento de grande complexidade no interior é o volante revestido a pele, equipado com vários comandos funcionais e elementos táteis de última geração. Este é complementado por um ecrã tátil compacto com visor de alta resolução instalado ao lado do volante e orientado para o condutor. Mostra toda a informação importante do veículo conforme necessário.

União entre analógico e digital – Interface do utilizar com visual pixelado retrofuturista
O contraste com o interior moderno é proporcionado pelo esguio ecrã de píxeis que se estende por toda a largura do painel de instrumentos, adotando a forma das faixas de luzes dianteiras e traseiras. Também aqui, a estrutura de píxeis é intencionalmente grosseira, o que confere às informações apresentadas - como a velocidade atual - um aspeto surpreendentemente arrojado. Além disso, o ecrã de píxeis 3D mostra peças de arte digital como um fluxo de códigos QR rasterizados de forma grosseira, ao estilo dos "primeiros tickers digitais" de notícias. Isto é feito com a ajuda de píxeis de vidro que mostram um gradiente de cor variável consoante o ângulo de visualização. A imagem real correspondente aparece então nítida no ecrã de alta resolução junto ao volante.

Esta combinação de representações muito diferentes da mesma imagem incorpora uma nova interpretação do MBUX Hyperscreen com um foco em interfaces flexíveis. O aspeto retrofuturista, 8 bit, cria assim uma característica de qualidade adicional. O desenvolvimento no Mercedes-Benz Vision One-Eleven reforça a crescente união entre o físico e o digital.

Criando um interface de utilizador espacial experimental - a realidade aumentada coloca a experiência do utilizador num novo patamar
Para a estreia do Vision One-Eleven, os designers da Mercedes-Benz criaram uma experiência de utilizador visionária com a ajuda da realidade aumentada, colocando-a dentro de um protótipo virtual do interior do Vision One‑Eleven. Assim que o condutor coloca os auscultadores de realidade aumentada Magic Leap 2, a sua experiência é enriquecida com conteúdos digitais de alta definição que são contextualmente integrados no ambiente que o rodeia. Cria uma mistura espacial perfeita entre o interior físico e o interface digital do utilizador para além do ecrã. Com efeito, todo o veículo torna-se o interface do utilizador.

A Mercedes-Benz tem vindo a explorar os benefícios da realidade aumentada desde o lançamento do veículo-conceito F015 em 2015. O interface do utilizador de realidade aumentada deste novo veículo apresenta uma visão do futuro que funciona a dois níveis: a informação apresentada no painel de instrumentos e a informação colocada no ambiente dentro e fora do veículo. Isto marca o próximo passo do interface do utilizador baseado no ecrã com a tecnologia intuitiva de camada zero da Mercedes-Benz para um interface do utilizador de realidade aumentada que organiza elementos de camada zero em torno do utilizador no espaço. Os elementos incluem módulos, símbolos 3D e o mapa de navegação. O interface de controlo em torno do painel de instrumentos e do volante é também aumentado com informação contextualizada adicional ligada a objetos reais, como botões ou interruptores.

A vista de realidade aumentada de 180 graus incorpora o mundo exterior do protótipo virtual – unindo o veículo facilmente com o ambiente onde está inserido e colocando o condutor no centro. Os elementos do mapa são projetados no ambiente, que é enriquecido com mais informações, como locais de interesse ou perigos ocultos, como obras na estrada depois de uma curva. Com esta vista de raio X, o sistema melhora a perceção da situação, eliminando os pormenores sem importância para criar uma imagem organizada dos dados relevantes. Os elementos que obstruem a linha de visão do condutor - como o pilar A, as portas ou mesmo o capot - aparecem então "transparentes". Os designers e especialistas da Mercedes-Benz trabalharam com os especialistas técnicos da Magic Leap para desenvolver e aperfeiçoar a experiência de realidade aumentada apresentada no Vision One-Eleven, utilizando os óculos de realidade aumentada Magic Leap 2 altamente avançados.

O interface espacial do utilizador é um farol para uma experiência de utilização da Mercedes-Benz que não é condicionada pela tecnologia. Faz parte de uma visão mais ampla que aponta para uma realidade alargada, em que a tecnologia e o hardware deixam de ser o ponto central, tornando-se, em vez disso, facilitadores totalmente integrados e sem falhas das necessidades e pretensões do utilizador.

Cadeia cinemática elétrica inovadora - motor de fluxo axial de elevado desempenho e tecnologia de bateria totalmente nova
Os destaques tecnológicos incluem um novo conceito de bateria que inclui células cilíndricas de elevado desempenho arrefecidas a líquido de arrefecimento, com uma nova química celular. Mais uma vez, o vasto conhecimento dos especialistas em desportos motorizados da Mercedes-AMG High Performance Powertrain em Brixworth encontrou o seu caminho neste promissor conceito para futuras baterias orientadas para o desempenho. Para além disso, o Vision One-Eleven possui dois motores de fluxo axial avançados e excecionalmente potentes da YASA. A Mercedes-Benz está a desenvolver esta tecnologia em conjunto com a YASA até à maturidade da produção em larga escala para os seus motores elétricos da próxima geração. A YASA é uma empresa britânica especializada em motores elétricos com sede em Oxford e é uma subsidiária detida totalmente pela Mercedes-Benz AG desde julho de 2021. A empresa assegurou assim o acesso a uma tecnologia futura única que tem o potencial de levar a mobilidade elétrica para um novo nível de desempenho.

Além da sua potência e densidade de binário, outra grande vantagem é o pack estreito, que reduz o seu peso e dimensões. O peso de um motor de fluxo axial é apenas um terço do peso dos motores elétricos atuais com a mesma potência. Ao mesmo tempo, necessita apenas de um terço do espaço ocupado por um motor de fluxo radial. Isto permite opções completamente novas para os engenheiros, bem como novas possibilidades na conceção de um veículo elétrico, como demonstrado pelo Vision One-Eleven.

A futura geração de motores de fluxo axial YASA será produzida na fábrica da Mercedes-Benz em Berlim-Marienfelde. Os motores aí fabricados estarão no centro da futura cadeia cinemática para o segmento de elevado desempenho.

Produtos de alta qualidade da Mercedes-Benz Collection: a edição "LIMITED EDITION 1 OF 111"
Juntamente com a apresentação do estudo do veículo desportivo, a Mercedes-Benz lança a coleção "LIMITED EDITION 1 OF 111". Pela primeira vez, um estudo de design emblemático é acompanhado por uma coleção exclusiva de modo de vida. Esta traduz o espírito dos anos 70 para o presente e combina o desportivismo casual com uma atenção especial aos detalhes. Para além da cor distintiva do Vision One‑Eleven, os acessórios individuais também invocam os elementos de design característicos do veículo. Os cinco artigos são limitados a 111 peças cada um, oferecendo assim aos admiradores deste fascinante estudo uma oportunidade exclusiva de levar o seu estilo para casa. Todos os produtos ostentam a inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111" - em relevo, impressa ou gravada. A embalagem de alta qualidade, também em cor de laranja, é gravada na parte superior com a estrela da Mercedes e a inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111".

A mala de fim de semana em prateado, laranja e preto é uma mala de luxo em pele de vaca de alta qualidade com um padrão de diamantes marcante. Os dois emblemas de couro em relevo à esquerda e à direita mostram o logótipo da Mercedes-Benz de um lado e a etiqueta da Limited Edition do outro. Para além disso, existe um pendente em pele preta com a inscrição "Vision One-Eleven" em relevo. Para além das duas pegas de transporte em pele, a mala de viagem tem uma alça de ombro com acolchoamento em pele. A mala de viagem (dimensões: aprox. 50 x 30 x 28,5 cm) pode transportar aprox. 40 litros.

Além das lentes Carl Zeiss Vision N2020 em cor de laranja, as características de design apelativas dos óculos de sol incluem a ponte dupla marcante, ligeiramente deslocada para cima. Os óculos de sol clássicos de aviador de 19 gramas com um toque retro são "made by ic! berlin for Mercedes-Benz". A inscrição "Limited Edition" está gravada no interior da peça lateral e o padrão estrela encontra-se no exterior. Outro destaque da armação feita de aço inoxidável extremamente polido é o conhecido sistema de união sem parafusos da “ic! berlin”.

A moderna camisola com capuz em cor de laranja e cinzento tem um capuz, bolso e cordão, com cordão de cintura plano preto, impresso a branco com a etiqueta "LIMITED EDITION 1 OF 111". As costas apresentam uma estrela 3D em relevo com um diâmetro de cerca de 20 cm e as mangas raglan têm uma inserção cinzenta com um padrão de diamantes com tons.

O boné de algodão cor de laranja com uma fivela metálica tem uma estrela bordada com tons no centro da frente e a etiqueta "Limited Edition" está impressa a branco no lado esquerdo. As alças interiores, que também são cor de laranja integram uma inscrição Mercedes-Benz.

A capa para o iPhone 14 Pro, cor de laranja no exterior e forrada a microfibra cinzenta no interior, é fabricada em silicone líquido com acabamento em borracha agradável ao toque. A inscrição "LIMITED EDITION 1 OF 111" é impressa em branco na parte da frente e em cinzento tonal no interior, e a estrela da Mercedes-Benz é impressa em laranja tonal na parte da frente e em cinzento tonal no interior.

Os artigos da coleção "LIMITED EDITION 1 OF 111" estarão disponíveis a partir de agosto de 2023 em www.1of111.com