quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Estreias de cinema de 9 de Fevereiro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



As Cinquenta Sombras Mais Negras

Disposta a deixar de participar num jogo onde se sente constantemente obrigada a obedecer a regras com que não concorda, Anastasia termina o relacionamento com Christian. Apesar de desapontada e fragilizada com a decisão, segue a sua vida e começa a trabalhar numa importante publicação de Seattle, como assistente do atraente e sedutor Jack Hyde. Porém, por mais que se esforce, o desejo persegue-a. E acaba por ceder às constantes investidas de Christian, que se compromete a mudar e a assumir com ela uma relação diferente. Mas quando ambos julgavam ter superado as dificuldades, a sua felicidade é novamente assombrada pelo passado…
A conturbada relação erótica e emocional entre o empresário Christian Grey e a jovem Anastasia Steele continua nesta adaptação do segundo volume da trilogia escrita pela britânica E.L. James (que se tornou num fenómeno global de vendas e que popularizou as práticas BDSM - "bondage", disciplina, dominação, submissão, sadismo e masoquismo). Desta vez, a realização cabe a James Foley ("Homens à Queima-Roupa", "O Medo") e o argumento a Niall Leonard. Jamie Dornan, Dakota Johnson, Marcia Gay Harden voltam aos seus personagens; Tyler Hoechlin, Kim Basinger, Bella Heathcote e Eric Johnson juntam-se ao elenco.



Polícias Corruptos

Jim Stone e David Waters são agentes da polícia de Las Vegas que inadvertidamente descobrem que existe um cofre escondido com dinheiro e drogas resultantes de apreensões policiais. Desmotivados com a carreira e a atravessar problemas a nível pessoal, encontram ali a oportunidade por que esperavam para mudar as suas vidas. Assim, decidem assaltar o cofre e fugir com o dinheiro. É então que percebem que, por detrás de tudo aquilo, existe uma rede de corrupção muito mais poderosa do que imaginavam, e tomam finalmente consciência dos riscos reais da operação. Waters abandona o golpe. Mas Stone, mais temerário e com menos a perder, não está disposto a desistir tão facilmente…
Uma comédia negra com realização de Alex e Ben Brewer, e a participação de Nicolas Cage, Elijah Wood, Sky Ferreira, Jerry Lewis, Kevin Weisman e Steven Williams. 



Jackie

A 12 de Setembro de 1953, a jovem Jacqueline Bouvier (1929-1994) casa-se com John Fitzgerald Kennedy, na altura senador. Em Janeiro de 1960, ele anuncia a candidatura à presidência dos EUA pelos democratas e, na eleição geral de 8 de Novembro desse mesmo ano, vence Richard Nixon, o candidato republicano, tornando-se o 35.° Presidente dos Estados Unidos e o segundo mais jovem presidente do país (depois de Theodore Roosevelt). Três anos depois, a 22 de Novembro de 1963, Kennedy visita a cidade de Dallas (Texas) já em campanha para a reeleição. Durante o desfile, com Jackie a seu lado, é atingido mortalmente por uma bala. Apesar de destroçada, ela mantém a presença de espírito necessária para, antes de abandonar definitivamente a Casa Branca e o seu papel como primeira-dama, organizar os detalhes do funeral numa cerimónia que fica na lembrança do povo norte-americano e que merece a admiração pública internacional até aos dias de hoje. Uma semana após os trágicos acontecimentos, a recém-viúva concede uma entrevista a Theodore H. White para a revista "Life", em que conta vários detalhes da sua vida e compara os anos de John Kennedy na Casa Branca à lenda do Rei Artur narrada em "Camelot", o musical favorito do marido.
Com argumento de Noah Oppenheim (responsável pelos argumentos de "Maze Runner - Correr ou Morrer" e "Da Série Divergente: Convergente"), um drama biográfico que marca a estreia em língua inglesa do realizador chileno Pablo Larraín ("Tony Manero", "Post-Mortem", "O Clube", "Neruda"), sobre um dos mais marcantes acontecimentos do século XX. Com Natalie Portman como protagonista, o filme conta também com Peter Sarsgaard, Greta Gerwig, Billy Crudup e John Hurt, numa das suas últimas aparições em cinema antes de morrer, em Janeiro de 2017. Estreado na 73.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, está nomeado para três Óscares: Melhor Actriz, Melhor Banda Sonora e Melhor Guarda-Roupa.