quinta-feira, 18 de maio de 2017

Estreias de cinema de 18 de Maio de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Perdidos

Seis amigos resolvem passar um fim-de-semana a bordo de um luxuoso veleiro. À medida que se vão distanciando da costa, todos se vão sentindo cada vez mais entusiasmados com os dois dias que os esperam. Quando um deles dá um mergulho em alto mar, todos se lhe juntam. Mas, para surpresa geral, ninguém se lembrou de baixar as escadas de acesso ao barco... Se, a princípio, ainda acreditam que, juntando esforços, serão capazes de o escalar, depressa se dão conta de que a única esperança reside em serem encontrados por alguma embarcação que por ali passe. Apesar de cientes dos perigos inerentes às águas do mar, todos sabem que os seus maiores inimigos são o pânico e a exaustão…
Com realização de Sérgio Graciano (responsável pelas séries "Conta-me como Foi" e "Depois do Adeus" ou pelos filmes "Njinga, Rainha de Angola" e "Uma Vida à Espera"), um filme dramático com produção do realizador Leonel Vieira ("Zona J", "A Selva", "Arte de Roubar", "Um Tiro no Escuro", "O Leão da Estrela" ou "O Pátio das Cantigas"). Dânia Neto, Diogo Amaral, Dalila Carmo, Afonso Pimentel, Lourenço Ortigão e Catarina Gouveia interpretam os papéis principais.



Alien: Covenant

Em 2093, a nave "Prometheus" e a sua equipa de cientistas é enviada aos confins do universo em busca dos criadores da Humanidade. Infelizmente, ao descobrirem o grande segredo da criação da vida, deparam-se também com a maior ameaça à sua extinção. A nave acabou por ser destruída e os seus ocupantes mortos. Dez anos depois, os tripulantes da nave colonizadora "Covenant" encontram um planeta inexplorado onde poderão finalmente aterrar depois de uma longuíssima viagem em busca de um lugar propício à vida humana. Quando uma equipa de batedores se desloca ao local para uma avaliação mais profunda, depara-se com o maior de todos os horrores…
Realizado pelo britânico Ridley Scott ("Blade Runner: Perigo Iminente", "Thelma e Louise", "Gladiador", "O Conselheiro" ou "Perdido em Marte"), um "thriller" de ficção científica que prossegue a história contada no filme "Prometheus" (o preâmbulo da saga “Alien", iniciada em 1979 pelo mesmo realizador). Com argumento de John Logan e Dante Harper, volta a contar com a participação do actor Michael Fassbender, desta vez num duplo papel. Com Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride e Demián Bichir a juntar-se ao elenco, "Alien: Covenant" inclui ainda breves aparições de James Franco, Guy Pearce e Noomi Rapace – os três a interpretar as suas personagens de "Prometheus". 



I am Not Your Negro - Eu Não Sou o Teu Negro

Em 1979, o poeta e ensaísta James Arthur Baldwin (1924-1987) iniciou "Remember This House", um trabalho biográfico sobre Medgar Evers (1925-1963), Malcolm X (1925-1965) e Martin Luther King Jr. (1929-1968), os três maiores líderes negros da década de 1960 nos EUA, todos eles assassinados. A obra analisava a história do racismo, assim como o tratamento dado às minorias em território norte-americano. Baldwin morreu de cancro do estômago antes de a finalizar. O manuscrito inacabado foi confiado ao realizador haitiano Raoul Peck que, combinando textos e imagens de arquivo em que o autor expôs os seus pensamentos, decidiu fazer um documentário sobre o tema.
Narrado pelo actor Samuel L. Jackson, "Eu Não Sou o Teu Negro" é uma reflexão sobre as lutas históricas pela igualdade de direitos e a forma como o tema se mantém actual e pertinente no contexto do século XXI. Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário.