sexta-feira, 19 de maio de 2017

Na margem de lá - um lamento de Jorge Silva Melo


A 25 de Maio estreia, no Teatro Nacional D. Maria II, Na margem de lá – Um lamento. Uma encenação de Jorge Silva Melo, que ficará em cena na Sala Estúdio até 28 de Maio.

"São falas, falas de quem perdeu, daqueles que não vemos, daqueles cujos corpos chegam, de noite, às nossas praias, fronteiras, acampamentos, lampedusas, calais. Quantos mortos cobre aquele mar tranquilo que nos uniu a África e agora se ergue como muro da morte, Mediterrâneo? São falas. São rascunhos. São esboços de uma peça de teatro? Mas é possível trazer ao palco a vida, a dor, o amor, a esperança, a morte dos que não têm história? Conseguiríamos? Ou só conseguimos escrever um lamento? Tentamos. E conseguimos? Um lamento...".

“Ao propor-me trabalhar aqui o trágico episódio de Dido e Eneias sabia que estaria nos limites do teatro, arte do poder, arte da honraria, arte da celebração real. Pois como se pode fazer entrar num palco aqueles mesmo a quem retiramos o direito à vida? O direito à história? Impotentes, choramos. E não fazemos nada, vivemos.” explica Jorge Silva Melo.