quinta-feira, 18 de maio de 2017

China: Século XX de Wang Hui


O livro China: Século XX, do académico Wang Hui, chegou às livrarias portuguesas na passada sexta-feira. 
Neste livro, o autor, um dos mais destacados intelectuais e historiadores chineses, faz uma análise abrangente – que aborda história, cultura, religião, política, guerras e revoluções do século XX – e relativamente neutra. 
China: Século XX é uma história integrada do próximo grande poder, organizada por Saul Thomas, sendo uma obra única em Portugal pela sua abrangência. 

«Desde uma explicação da política da cultura a uma consideração acerca da guerra do povo e sua evolução, desde o remontar das origens da política pós-partido até um estudo da “igualdade de todas as coisas”, cada capítulo neste volume procura explorar os “elementos estranhos” internos da prática política do século XX e as possibilidades neles potencialmente incluídos.» 

Sobre o Autor

Wang Hui é professor no Departamento de Língua e Literatura Chinesa na Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde vive. Foi professor convidado da Universidade de Nova Iorque, Edimburgo, Bolonha, Stanford, Berkeley, Washington e Harvard, entre outras. Em 1989, participou nos protestos de Tiananmen, o que lhe valeu uma punição, com reeducação compulsiva, em Xianxim, província pobre do interior da China. Em 2008, Wang foi nomeado pela revista americana Foreign Policy um dos 100 intelectuais mais destacados em todo o mundo. Crítico da política do governo foi, nos anos 90, um dos principais apoiantes da Nova Esquerda Chinesa.