terça-feira, 21 de novembro de 2023

Duzentos anos da luta de classes em Portugal



Com a aproximação das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril é, mais do que nunca, urgente analisar e conhecer o contexto histórico e mundial que nos trouxe até aqui. Para isso, chega às livrarias Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020) de Raquel Varela e Roberto della Santa.

Trata-se de uma história global, para um público amplo não especializado, desenvolvida com base no melhor que a historiografia portuguesa e internacional já produziu, mas também assente em fontes literárias e até cinematográficas, bem como da cultura popular – atualmente insubstituíveis no labor da história.

Tomando como ponto de partida as classes sociais nos cerca de duzentos anos que decorrem entre as invasões francesas e a atualidade, os autores traçam o percurso do país e da sua configuração social resultante da ascensão do capitalismo desde inícios do século XIX. O estudo das relações e das lutas de classe e das dinâmicas que a sociedade foi desenvolvendo nestes dois séculos revela fenómenos de solidariedade social, hoje surpreendentes, até impensáveis, que nos fazem refletir sobre a sociedade em que atualmente vivemos.

«Sem a história estamos fora do presente e, por isso, do futuro – a consciência histórica reconcilia-nos com nós próprios. Não como um tribunal ou um divã, mas com as possibilidades efetivas de transformação social. Para isso quisemos contribuir com este livro. Ser e estar no presente exige-nos confrontar o passado para perspetivar o futuro. (…) É preciso conhecer a própria história para ser parte dela como sujeitos», escrevem os autores.

Sobre os Autores

Raquel Varela é historiadora e professora universitária na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho e coordenadora do Social Data/Nova4Globe. Investigadora no grupo História, Território e Comunidades CEF/UC/Polo FCSH, é também colaboradora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. É autora de História do Povo na Revolução Portuguesa e Breve História da Europa, ambos publicados pela Bertrand Editora. 

Roberto della Santa é investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta na Secção de Estudos Globais do Trabalho. Foi professor no Departamento de Ciências Sociais e do mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e professor de Jornalismo na Escola Secundária Camões em Lisboa. É cientista social e investigador, membro efetivo do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Globais do Trabalho e co-coordenador científico do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. 
Acumula mais de quinze anos na lecionação e investigação em tópicos fundamentais de ciências sociais e humanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidad de Oviedo, entre outras.