O Salão Preto e Prata do Casino Estoril recebe, a 24 de Novembro, pelas 22 horas, o espectáculo Tauromagia, de Mercedes Ruiz. Trata-se de uma noite única em que a dança flamenca e a tauromaquia de unem, proporcionando múltiplas emoções aos espectadores.
“Neste espectáculo, proponho uma investigação nas inter-relações entre a dança flamenca/andaluza (no seu sentido mais amplo) e a tauromaquia. E isso não apenas do ponto de vista artístico e estético de ambas as criações, mas como uma linguagem para a expressão de vivências, emoções e sentimentos de seus protagonistas: triunfo/fracasso, sonhos/realidades, alegria/dor, confiança/dúvida, coragem/medo…”, sublinha Mercedes Ruiz.
“No desenvolvimento coreográfico, entrelaçam-se e confundem-se os processos discursivos dos dois eixos mencionados anteriormente: o da ação propriamente dita e o da emotividade de seus protagonistas”.
“A música de Manolo Sanlúcar viabiliza e potencializa essa dualidade existencial, pois sua Tauromagia está longe de ser, apenas, uma música descritiva (ao mesmo tempo bela e profundamente flamenca): fala, acima de tudo, das impressões, emoções e sentimentos do compositor e do ser humano: de sua vivência experiencial e existencial.”, explica Mercedes Ruiz.
A estreia deste espectáculo na Bienal de Sevilha, em 2016, contou com a presença do Maestro Sanlúcar, que elogiou a adaptação musical feita por Santiago Lara e emocionou-se com a coreografia e dança de Mercedes Ruiz, a essência da obra original é mantida, criando um espectáculo impactante e de máxima excelência.
Manolo Sanlucar faleceu em 2022, é com muito orgulho que este ano o Festival Flamenco Lisboa lhe presta esta homenagem promovendo a obra-prima de Flamenco de todos os tempos.